Links de Acesso

Debate Vice-Presidencial: Política Externa e Económica


Os candidatos vice-presidenciais, Sarah Palin, republicana, e Joe Biden, democrata, confrontaram-se numa variedade de assuntos, com uma incidência particular na guerra do Iraque e na actual crise económica na América. Os dois debateram outros temas de interesse do público americano, durante o único encontro dos candidatos vice-presidenciais perante o eleitorado nacional.

O debate decorreu num os salões da Universidade de St.Louis, no Missouri, onde os dois candidatos encaixaram a primeira pergunta da moderadora, Gwen Eiffel, sobre a crise financeira na bolsa de valores de Nova Iorque...crise que o governo americano pretende remediar através de um pacote de resgate aprovado pelo Congresso no valor de mais de 700 mil milhões de dólares.

A candidata republicana, Sarah Palin, actual governadora do estado do Alasca entendeu que a responsabilidade do avultado débito financeiro nacional é o resultado dos excessos dos empréstimos na indústria bancária. Palin notou aquilo que os americanos têm que fazer para que o mesmo não se repita.

“A responsabilidade recai sobre todos nós....empenhemo-nos todos...tanto o cidadão comum como os responsáveis do país. Sou de opinião que nos devemos unir todos num único e mesmo propósito para dizermos numa só voz...nunca mais.”

Para o Senador Joe Biden, do estado do Delaware, deveriam ser os republicanos, os quais têm insistido na política de desregulamentação no sector financeiro e da economia nacional, que terão que responder por esta crise.

“Visitei recentemente uma estação de gasolina. Ali perguntei ao empregado (que me atendia) quanto é que custava encher aquele tanque de gasolina. Respondeu que não sabia porque nunca teve dinheiro suficiente para o fazer.”

Sarah Palin e Joe Biden examinaram, também, as políticas dos seus candidatos presidenciais, John McCain e Barack Obama respectivamente, quanto à questão das guerras no Iraque e no Afeganistão. Sarah Palin acusou Barack Obama de transportar a bandeira de rendição no Iraque, não sendo essa a solução que as tropas americanas desejam ouvir naquela frente militar.

Quanto a Joe Biden existe uma diferença fundamental entre as duas posições, republicana e democrata, no que respeita aos conflitos no Iraque e no Afeganistão. Barak Obama, disse Biden, propõe o fim destas guerras, ao contrário do Senador McCain que não apresenta uma solução tanto para a guerra no Iraque como no Afeganistão.

Biden comparou a política do candidato republicano com a do actual Presidente George Bush, que tem sido, disse o senador, um fracasso até agora no que respeita ao conflito israelo-palestiniano. Afirmou Joe Biden que quanto ao Iraque e Afeganistão, Barack Obama propõe um assalto a Osama Bin-Laden , al-Qaida e outros terroristas duma forma directa, e nos seus santuários:

Sabemos que a al-Qaida prepara os seus ataques nas colinas do Afeganistão e no Paquistão...é ali onde se encontram...onde vivem...será para ali que devemos virar a luta.”

Mas para Sara Palin, o Iraque é o teatro principal da luta: “A frente principal da guerra contra o terrorismo situa-se no Iraque...se não quiser acreditar em mim ou no Senador John McCain...acredite no que diz o Comandante da guerra no Iraque...o General David Petraeus.”

Nenhum dos dois candidatos pareceu ter cometido um erro maior de interpretação dos factos em debate. A governadora Palin recorria com frequência as suas experiências no governo do seu estado para ilustrar os seus pontos, e à sua família que disse a amparou, ate agora, nas suas responsabilidades governamentais..

Biden referiu que desde menino viu o seu pai como trabalhador industrial na sua vila natal, para em seguida ter perdido a esposa e um filho num desastre automobilístico.

O debate terminou em aplausos estrondosos da audiência e parabéns dos familiares dos dois candidatos assim como dos respectivos partidos políticos e dos representantes da imprensa.

XS
SM
MD
LG