Links de Acesso

As Últimas de Washington


A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou hoje o controverso plano de estabilização económica no valor de 700 mil milhões de dólares, por 263 votos a favor e 171 contra. O presidente George Bush assinou de imediato aquela lei, colocando-a em vigor. Por seu lado, o Secretário do Tesouro, Henry Paulson, anunciou que vai deitar de imediato mãos à obra para contratar os peritos que irão gerir o programa para tentar salvar os mercados financeiros. Por seu lado, o presidente do banco central dos EUA, Bem Bernanke, disse que irá continuar a utilizar todos os meios colocados à sua disposição para descongelar o crédito e facilitar o crescimento da economia.

O actual plano inclui emendas ao projecto inicial. Limita as compensações a atribuir aos chefes das instituições financeiras falidas e aumenta o valor das contas bancárias protegidas pelo governo em bancos que vão a falência, passando dos actuais 100 mil dólares para 250 mil dólares.

Na segunda-feira, a rejeição do plano pela Câmara dos Representantes causou uma dramática descida das nas Bolsas, custando aos investidores um trilião de dólares no valor das acções.

Zimbabwe: Mbeki Retoma Mediação

O antigo presidente sul-africano, Thabo Mbeki, concordou em continuar a mediar as conversações para a partilha do poder no Zimbabwe.

Um porta-voz de Mbeki disse, na sexta-feira, que este concordou a continuar a mediar as conversações, depois de ter sido sondado nesse sentido pela SADEC e pelo Movimento para a Mudança Democrática, o principal partido da oposição no Zimbabwe. Mas, o presidente Robert Mugabe disse não ver qualquer necessidade imediata para uma mediação.

Piratas Somalis Atacam Quatro Navios Mercantes

As autoridades marítimas anunciaram que piratas somalis atacaram quatro navios mercantes no Golfo de Aden, numa altura que aquele tipo de actividades parecem estar a diminuir ao longo da costa da Somália.

O Bureau Marítimo Internacional afirma que piratas armados com metralhadoras e granadas atacaram navios, esta semana, mas adiantaram que as tripulações dos navios visados conseguiram evitar serem capturados.

Tratavam-se de navios dos Emiratos Árabes Unidos, das Filipinas, da Itália e de Taiwan.

Imigrantes Somalis Morrem em Navio Naufragado

O governo do Iémen anunciou que 28 imigrantes somalis morreram, quando a embarcação em que viajavam ao largo da costa iemenita se virou.

O Ministério do Interior do Iémen disse que o referido barco se afundou, na quarta-feira, no Golfo de Aden, abalado por um intenso vendaval e altas vagas num mar encapelado, tendo sobrevivido ao desastre 23 pessoas.

No domingo, a Agência das Nações Unidas para os Refugiados disse que, pelo menos 52 imigrantes somalis, morreram durante os 18 dias de navegação à deriva num barco de contrabando, tendo a tripulação abandonado a embarcação, deixando os passageiros sem água potável e pouca alimentação.

A Agência das Nações Unidas adiantou que 500 pessoas morreram ou desapareceram na tentativa de atravessarem o Golfo de Aden para o Iémen, este ano, mas que até agora mais de 30 mil somalis efectuaram com êxito a travessia marítima para as praias Iémenitas.

Relacionados

XS
SM
MD
LG