Links de Acesso

Gates em Bagdade


O Secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, viajou ao Iraque para ter, segundo disse, conhecimento de primeira mão sobre os esforços para melhorar a capacidade daquele país nos sectores de inteligência e reconhecimento.

Ele também quer ver qual o impacto da retirada das cinco brigadas do exército que o Presidente deslocou para o Iraque no ano passado como medida de reforço. Essa retirada vai reduzir em 25 por cento o poderio de combate americano no Iraque.

Em conversa com os jornalistas a bordo do avião que o levou ao Iraque, o Secretário Gates disse que agora que o plano norte-americano de reforçar o efectivo militar naquele país chegou ao fim, o conflito está a evoluir para uma nova fase.

“Este é claramente um período de transição para uma situação em que haverá um maior número de soldados iraquianos na dianteira, enquanto nós nos manteremos, sobretudo, em posições de assistência e supervisão. Não há dúvidas de que continuaremos envolvidos no processo, mas as áreas de envolvimento tenderão a diminuir”.

O Secretário Gates disse que a iniciativa de reforçar o contingente americano no Iraque permitiu aos comandantes enviar soldados para áreas antes inacessíveis, bem como derrotar os rebeldes e assumir o controlo do território. De agora em diante, a responsabilidade caberá em maior grau às forças iraquianas.

O Secretário disse que os comandantes americanos acreditam que os iraquianos estão à altura dessa missão, do contrário eles não teriam recomendado o fim do plano de reforço ou a retirada adicional de tropas anunciada pelo presidente Bush na semana passada. Disse também que os dirigentes iraquianos precisam prosseguir na senda da reconciliação política para que possam bloquear os esforços de grupos interessados em abolir o progresso que o Iraque tem feito.

Durante sua visita, o Secretario Gates presidirá uma cerimónia que vai marcar o fim da ocupação do posto de comandante das forças de coligação pelo general David Pétreas. Acredita-se em geral que a liderança do general e a nova doutrina de contra-insurreição que ele ajudou a formular tiveram um papel importante em mudar o curso da guerra no Iraque.

Segundo Gates, o sucessor de Paetreus, general de divisão Ray Odierno, terá uma missão um tanto diferente.

“O desafio para o general Odierno será descobrir como poderemos colaborar com os iraquianos a fim de preservar os ganhos já conquistados e expandi-los, no momento mesmo em que o numero de soldados americanos posicionados no Iraque está a diminuir”.

No seu novo posto como chefe do Comando Geral, o general Paetreus continuará a desempenhar um papel importante na Guerra no Iraque, pois o Comando Geral supervisiona todas as operações militares americanas no Médio Oriente e Ásia Central. Sua missão será, em parte, a de transferir o seu sucesso no Iraque para o Afeganistão, onde os ataques pelos talebãs e militantes da Al Quaeda estão a se tornar mais frequentes.

Entretanto as autoridades iraquianas anunciaram que dois atentados bombistas com viaturas, registados em Bagdade, resultaram na morte de 12 pessoas, tendo ferido mais de 30 outras.

As bombas explodiram hoje, em rápida sequência, no distrito de Karrada, na zona central de Bagdade.

O secretário americano da Defesa, Robert Gates iniciou, como referimos anteriormente, uma visita não anunciada à capital iraquiana para verificar os efeitos da retirada de algumas unidades americanas. A retirada destas tropas irá reduzir a força combatente dos EUA no Iraque em cerca de 25 por cento.

Gates afirma que a retirada deste reforço faz com que o conflito entre numa nova fase, com as forças americanas a desempenhar um papel de rectaguarda.

XS
SM
MD
LG