Links de Acesso

ONU: Morrem menos crianças com idade abaixo de 5 anos


Novas estimativas, revelados em estudo do UNICEF mostram um declínio de 27 porcento na mortalidade infantil em crianças com menos de cinco anos de idade, de 93 mortes por cada mil nascimentos em 1990, para 68 mortes por cada mil nascimentos, em 2007.

Miranda Eeles porta-voz do UNICEF diz que são boas notícias, mas que mais precisa ser feito. “ Estamos satisfeitos com o declínio. Mas se pensarmos ao mesmo tempo nos 9,2 milhões de crianças que continuam a morrer de doenças que se podiam prevenir, então não é aceitável.”

A UNICEF diz que a maior parte das vidas dessas crianças no mundo em desenvolvimento poderiam ser salvas se fossem seguidas certas intervenções básicas...entre elas que as crianças apenas fossem amamentadas com leite materno, vacinação para o sarampo, suplementos de Vitamina A, o uso de redes mosquiteiras para evitar o paludismo e prevenção e tratamento do HIV/SIDA.

A agência da ONU acrescenta que entre os países onde se registaram progressos na redução da mortalidade infantil em crianças com menos de cinco anos de idade estão o Laos, Bangladesh, Bolívia e Nepal. Houve também progressos significativos em certas zonas da Eritréia.

A mortalidade de crianças com menos de cinco anos de idade na Eritréia diminuiu em 52% entre 1990 e 2007. No mesmo período diminuíu também em mais de 40 porcento a mortalidade infantil no Malawi, Moçambique, Niger e Etiópia.

Contudo, Miranda Eeles adverte que a mais alta taxa de mortalidade continua a ser em África.. “A África sub-saariana é a região mais problemática. Ao todo a região representa quase metade da taxa mundial da mortalidade em crianças com menos de 5 anos de idade...enquanto representa apenas 22 porcento dos nascimentos a nível global”.

Na África Sub-Saariana mais de 100 mortes em cada mil crianças com menos de cinco anos...ou seja em uma em cada sete crianças não chega a completar cinco anos de vida.

A situação é particularmente grave na Serra Leoa, com a pior taxa de mortalidade nesta faixa etária...262 crianças em cada mil morre antes do quinto aniversário.

O relatório nota ainda que a subnutrição é responsável mais de um-terço das 9,2 milhões de mortes infantis. Mas mais crianças poderão sobreviver, frisa a UNICEF, se fossem feitos mais esforços para que as crianças e as mulheres dos países em desenvolvimento recebessem as vitaminas e nutrientes de que precisam para se manter saudáveis.

XS
SM
MD
LG