Links de Acesso

Melhores Técnicas Agrícolas


Uma técnica agrícola desenvolvida por cientistas para ajudar os pequenos agricultores na semidesértica região do Sahel esta a ser introduzida junto dos agricultores pobres do Leste e da África do Sul.

Espera-se que aumentando os resultados através de melhores técnicas e de mais variadas culturas possa ajudar a fazer baixar os preços exorbitantes dos alimentos e dos fertilizantes no continente africano e aliviar a fome e a pobreza.

Especialistas do Instituto indiano de Pesquisas Agrícolas para os Trópicos Semi Áridos sustentam que 25 mil agricultores de pequena dimensão na África Ocidental estão a melhorar a situação utilizando uma técnica conhecida por fertilizar através de pequenas doses.

Resultados obtidos no Niger, no Mali e no Burkina Faso indicam que a micro dosagem tem potencial para ajudar os agricultores das regiões da África sub saariana aumentar as colheitas em mais de cento o vinte por cento e assim aumentar os rendimentos em entre 50 e 130 por cento.

A micro dosagem envolve alimentar as sementes com uma pequena quantidade de fertilizante estrategicamente colocada. Cerca de seis gramas de fertilizante e aplicada em cada semente, o que significa que um agricultor com cem hectares de terra necessita apenas de metade do fertilizante par fazer crescer a mesma colheita.

O director assistente do Instituto para a África Ocidental e Central, Ramadjita Tabo, afirma que tendo de utilizar menos fertilizante constitui um elemento critico para os agricultores por que o custo do mesmo e duas a seis mais na África sub saariana do que no resto do mundo. Os preços são mais elevados devido ao reduzido volume, aos elevados custos de transporte e por não existir quase produção local.

"Cava-se primeiro o buraco, põe-se o fertilizante e planta-se a semente, e o fertilizante encontra-se mesmo ao lado da semente, e isso é realmente o que a planta necessita."

O Instituto avalia que a degradação da terra fica a dever-se ao uso intensivo que afecta mais de metade da África sub saariana, conduzindo a perda de mais de cinco milhões de hectares de terra agrícola e a mais de 42 mil milhões de dólares de rendimento.

Os pequenos agricultores com frequência abandonam os campos não produtivos e abatem florestas, uma pratica que tem sido responsabilizada pela desflorestação maciça do continente e contribuindo para o aquecimento global.

Através da ajuda ao governo e as agencias não governamentais e fundações privadas, Tabo adianta que cerca de 200 mil agricultores no Leste e no sul de África tem visto como funciona a micro dosagem.

"Anteriormente apenas se recebia sacos de 50 quilos, que custavam 20, 25 ou trinta dólares. Os pequenos agricultores não conseguem suportar estes custos. Estamos a incentivar que em países como o Quénia, o Zimbabwe, o Niger, o Mali e o Burkina Faso possam vender sacos mais pequenos de cerca de dois a quatro quilos que os agricultores possam levar para os campos".

A micro dosagem fertilizante na África Ocidental esta a ser utilizada para colheitas de cereais como o sorgo e o milho.

XS
SM
MD
LG