Links de Acesso

Dos Santos Responde a Samakuva


O presidente José Eduardo dos Santos vai responder nesta quarta-feira à sugestão feita no sábado, no Lubango, pelo presidente da UNITA, Isaías Samakuva , segundo a qual ele teria prometido não tomar parte na campanha eleitoral.

Fonte oficial angolana disse à Voz da América: “Se se tivesse tratado de uma entrevista, a resposta ficaria a cargo do “staff” mas, tratando-se de uma intervenção num comício, e nos termos em que ela foi feita, será o presidente a responder. Isto vai acontecer quarta-feira no Cacuaco, no comício de encerramento da campanha”.

Surpreendido com a natureza do envolvimento de José Eduardo dos Santos na campanha do seu partido, Samakuva disse que não sabia se o presidente tinha sido forçado a mudar de táctica por desespero de causa. Porém estava seguro que assim não poderia ser presidente de todos angolanos.

“Contávamos com um presidente de todos angolanos. Foi isso que nos foi dito. Numa sessão do Conselho da República ficou patente que o PR não entraria na campanha. Mas, vimos o presidente entrar na campanha. Não sabemos se em desespero de causa, ou se por que se considera apenas presidente de apenas alguns, e não de todos”.

Samakuva fez esta observação exactamente um dia após o presidente José Eduardo dos Santos, reagindo na mesma cidade a uma sugestão da FpD e da UNITA, segundo a qual era árbitro e jogador ao mesmo tempo, ter dito que o “o árbitro era a Comissão Nacional Eleitoral, que não depende do Presidente da República”.

Eduardo dos Santos acrescentou, na altura, que o que a oposição pretendia era “que a equipa do MPLA tivesse menos um jogador. Eu sou jogador (...) estou na nossa equipa que é a equipa vencedora”.

Fonte oficial angolana disse à Voz da América que a sugestão do presidente da UNITA não corresponde à verdade. José Eduardo dos Santos vai liderar o comício de encerramento de campanha, que o seu partido organizará no Cacuaco, e para a qual o partido no poder espera levar dois milhões de pessoas.

XS
SM
MD
LG