Links de Acesso

Em El Fasher, Bashir Prometeu Apoiar a Paz no País


O presidente do Sudão, Omar Al Bashir afirmou que não vai permitir que a acusação de genocídio de que faz face, interfira nos seus esforços de governação do país e de levar a paz a todo o Sudão.

Falando ontem perante milhares de apoiantes em El Fasher, a capital do Darfur do Sul, Bashir prometeu apoiar a paz, mas reiterou que apenas os sudaneses, por si próprios, poderão conseguir essa desejada paz.

O líder sudanés desvalorizou por outro lado, a acusação formal proferida pelo Tribunal Penal Internacional a 14 de Junho último, alegando tratar-se de uma tentativa para desacreditar o seu governo.

Omar AL Bashir disse ter tido conhecimento da ocorrência de injustiças na região, mas sublinhou que desde o início do conflito, que o governo de Cartum tem procurado garantir a paz e a estabilidade a Darfur.

Para além da capital do Darfur do Norte, o presidente sudanés tem ainda agendado visitas a duas outras províncias sudanesas, a saber-se Nyala, no Sul e El Genaina, na parte ocidental, com o propósito de visitar alguns dos projectos locais financiados pelo governo de Cartum.

XS
SM
MD
LG