Links de Acesso

Derrubar um Helicóptero


O serviço de segurança israelita informou ter detido seis pessoas suspeitas de ligações à al-Qaida, incluindo um que alegadamente se informou sobre a possibilidade de derrubar um helicóptero que transportava o presidente Bush.

Dos seis homens detidos pelo Shin Bet, dois são árabes israelitas e os restantes quatro, palestinianos residentes em Jerusalém Oriental, possuidores de Bilhetes de Identidade israelitas.

O Shin Bet informou que um dos árabes israelitas era um estudante da Universidade Hebraica em Jerusalém e o seu quarto do dormitório tinha vista para o local de aterragem do helicóptero usado pelo presidente Bush numa viagem no principio deste ano.

O Shin Bet disse que o estudante tirou fotografias da área da aterragem e alegadamente contactou uma página da al-Qaida na Internet sobre o eventual abate do helicóptero.

O envolvimento de cidadãos árabes e residentes de Israel esta a causar preocupação porque, ao contrario dos palestinianos, eles tem liberdade de movimento por todo o país.

O analista palestiniano Wadia Abu Nasser afirmou que o problema é que os árabes em Israel se sentem como cidadãos de segunda classe.

"Penso que, infelizmente, as pessoas estão a perder esperança e, por isso, a radicalização está a crescer."

Mas Abu Nasser acrescentou que 99 por cento dos árabes israelitas não estão envolvidos no terrorismo.

"Os cidadãos árabes de Israel tem provado serem leais ao país e cumprem a lei, apesar de, algumas vezes, a lei ser discriminatória."

Dois árabes israelitas foram detidos no principio deste mês e acusados de pertencerem a al-Qaida. E houve também seis ataques nacionalistícamente motivados, levados a cabo por residentes árabes de Jerusalém, um desenvolvimento que está a causar preocupação da parte dos judeus israelitas.

XS
SM
MD
LG