Links de Acesso

Mais Tropas Para o Afeganistão ?


O secretário da Defesa norte americano, Robert Gates afirmou que os Estados Unidos podem enviar, ainda este ano, mais tropas para o Afeganistão, onde tem aumentado a violência dos rebeldes.

Numa intervenção proferida no Pentágono em que participou o chefe do Estado Maior general das Forças Armadas, o almirante Mike Mullen.

Mullen sublinhou que a segurança no Iraque encontra-se melhor, esperando poder recomendar, em breve, uma redução de tropas.

Responsáveis do sector da Defesa sustentam que os rebeldes no Afeganistão tem realizado ataques mais sofisticados, o que levou ao secretário Robert Gates a sublinhar que serão enviadas mais tropas para aquele pais.

'Penso que estamos a trabalhar no sentido de avaliar se existem mais oportunidades para enviar o mais cedo possível mais tropas. Não foi assumida qualquer decisão, e não foi feita qualquer recomendação.'

Gates adiantou que o envio adicional de tropas terá um grande impacto na onda de violência, e que o Pentágono vai manter a promessa do limite de um ano para as missões.

O chefe do Estado Maior das Forças Armadas norte americanas, o almirante Mike Mullen indicou que a segurança no Iraque está a melhorar, e que muito possivelmente irá recomendar mais reduções de tropas dos Estados Unidos, quando forem apresentadas as recomendações militares ao presidente Bush, em Setembro próximo.

'Não direi que o progresso no Iraque – numa perspectiva militar – alcançou um ponto de viragem, ou que e irreversível. Não se trata disso. No entanto, é inquestionável que a segurança é melhor. Por isso se a tendência continuar, espero poder no inicio do Outono poder recomendar ao secretario e ao presidente mais reduções de tropas.'

O almirante Mullen sublinhou ter encontrado, na visita que efectuou recentemente ao Iraque, mais progressos na segurança do que esperava.

Apesar da melhoria na segurança prosseguem os ataques dos rebeldes com suicidas e viaturas armadilhadas.

Ontem, quarta feira uma viatura armadilhada explodiu em Tal Afar, nas proximidades de Mosul, matando pelo menos 15 pessoas incluindo crianças.

Na ultima semana, outros atentados visaram a policia iraquiana e civis nas cidades de Bagdade e de Mosul.

XS
SM
MD
LG