Links de Acesso

Zimbabwe: EUA Defende o Diálogo Governo-Oposição


Os EUA afirmam que uma solução política negociada para o Zimbabwe entre o partido no poder e a oposição é a única forma para resolver a crise naquele país.

Tom Casey, o porta-voz do Departamento de Estado, afirma que a ZANU-PF do presidente Robert Mugabe e o Movimento para a Mudança Democrática devem iniciar um processo negocial com a mediação dos líderes da União Africana e das Nações Unidas.

Casey disse que qualquer solução negociada deve reflectir o facto de que o líder da oposição, Morgan Tsvangirai, ganhou a primeira volta das eleições presidenciais e que a sua coligação obteve uma maioria no Parlamento.

Por seu lado, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Kouchner, disse que a União Europeia apenas irá aceitar um governo zimbabweano liderado por Tsvangirai. Aquele ministro disse, em entrevista à TV francesa, que um governo liderado por alguém que não seja Tsvangirai será ilegítimo.

A França assumiu a presidência rotativa da União Europeia, esta semana.

Num outro desenvolvimento, a empresa alemã que tem vindo a fornecer o papel para imprimir a moeda zimbabweana anunciou que suspendeu as entregas, a pedido do governo alemão.

XS
SM
MD
LG