Links de Acesso

Washington Propõe Sanções Contra Harare


A Casa Branca está a dar passos para pressionar o que tem sido qualificado como o governo ilegítimo do Zimbabwe. Um anteprojecto de resolução já está a circular entre as missões diplomáticas das Nações Unidas, visando o presidente Robert Mugabe e os seus apoiantes.

A porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, afirma que os EUA irão pressionar no sentido da aplicação de duras sanções da ONU. Disse Perino que os EUA poderão também tomar iniciativas unilaterais.

Disse Perino:“Iremos pressionar para que sejam tomadas iniciativas por parte das Nações Unidas. Mas, podermos actuar também unilateralmente”.

Disse ainda Perino poderão ser tomadas a múltiplos níveis, sublinhando que estão são mais eficazes quando muitas nações enviam a mesma mensagem:“Obviamente, que as sanções funcionam melhor quando aquelas múltiplas partes actuam concertadamente, tal como fazemos com a União Europeia para fazer com que o Irão ponha termo ao processo de urânio enriquecido.”

O presidente Bush ordenou, no sábado, à hierarquia americana para que comece a preparar um pacote de sanções, pouco depois do regime de Mugabe ter declarado vitória em eleições que Bush considerou ser “uma farsa”.

Perino disse que levará vários dias até que o pacote de sanções possa ser anunciado na sua totalidade. No entanto, os EUA estão já a fazer circular ideias no âmbito da ONU.

O anteprojecto de resolução, que foi distribuído entre os países membros do Conselho de Segurança, propõe um embargo de armas contra o Zimbabwe e visa a aplicação de sanções contra indivíduos e entidades envolvidas nos actos de violência e de intimidação ocorridos no Zimbabwe, durante o processo eleitoral.

O projecto de resolução declara também que as eleições presidenciais não foram nem justas nem livres e apela para que o regime de Mugabe levante as restrições que impedem a ajuda humanitária.

Perino afirma que agora toda a gente está ciente da gravidade da situação no Zimbabwe. E enfatizou que as sanções serão aplicadas por forma a evitar que os pobres paguem o preço.

Disse Perino: “As sanções devem ser dirigidas ao líder e aos seus capangas e aqueles que apoiam o regime. O que vamos continuar a fazer é continuar a fornecer ajuda alimentar a mais de um milhão de pessoas e o tratamento aos doentes da SIDA que são mais de 40 mil no Zimbabwe e que necessitam de apoio.”

Durante a habitual conferência de imprensa diária da Casa Branca, Dana Perino foi questionada sobre a pressão africana sobre o regime de Robert Mugabe.

Os líderes africanos participam, desde ontem, numa cimeira na estância turística de Sharm el Sheik, com a participação de Mugabe, que foi ali bem recebido. Mas, Perino, afirmou que a Casa Branca está à espera de ver o que acontece, à medida em que a Cimeira progride e os líderes africanos têm oportunidade de analisar mais de pertos as eleições no Zimbabwe e a violência as a intimidação de que foram alvo os votantes.

Comentou Perino: “Muitos daqueles líderes africanos compreendem e pronunciaram-se antes da farsa eleitoral. Por isso, penso que devemos deixar o encontro decorrer e ver o que acontece”:

Dana Perino afirmou ainda que as acções de Robert Mugabe estão a dar mau nome a outros governos africanos, criando uma imagem negativa de África e retirando a atenção dos líderes empenhados em reformas políticas e sociais noutros países do continente africano.

XS
SM
MD
LG