Links de Acesso

Zimbabwe : Lideres da África Austral Pedem Adiamento da Segunda Volta


Lideres da África Austral estiveram reunidos hoje na capital da Suazilandia, Mbabane, discutindo a crise política no Zimbabwe, tendo pedido o adiamento da segunda volta das eleições presidenciais.

O presidente Mugabe não cedeu as pressões internacionais para adiar a segunda volta das eleições presidenciais marcadas para esta sexta-feira, depois de Tsvangirai, que ganhou a primeira volta, se ter retirado oficialmente do pleito, por entender não haver condições para que ele seja livre e honesto.

O líder da oposição zimbabueana Morgan Tsvangirai pediu a lideres regionais para formarem uma equipa de transição para conduzir o Zimbabwe a sair da crise política.

Falando hoje em Harare, após ter deixado a Embaixada da Holanda, onde se refugiou durante dois dias, Tsvangirai apelou a União Africana e a SADC para, com o apoio das Nações Unidas, dirigirem um processo de transição, tendo para o efeito delineado um plano de quatro pontos que inclui a libertação de todos os presos políticos e a tomada de posse dos deputados eleitos no escrutínio de 29 de Março, onde o seu partido MDC obteve a maioria parlamentar.

O líder do MDC pediu também o fim da violência, incluindo o desmantelamento das milícias de veteranos de guerra e bloqueios de estradas, assim como o recomeço da assistência humanitária.

XS
SM
MD
LG