Links de Acesso

John McCain : Posições e Objectivos da Política Externa


O presumível candidato republicano as presidenciais, o senador John McCain disse ser uma idealista realista no que diz respeito às posições e objectivos da política externa dos Estados Unidos. Peritos afirmam que o seu passado como militar e experiência como preso de guerra no Vietname são algo que o mantêm concentrado em proteger os Estados Unidos dos seus inimigos.

John McCain afirma que o seu passado como militar, os seus cinco anos como preso de guerra no Vietname e outras experiências que possui transformaram no que descreve como um idealista realista em política externa. O seu principal tema em política externa é a segurança nacional como alias tornou claro num discurso sobre política externa feira em Los Angeles na Califórnia no passado mês de Março.

‘Eu sei que temos que trabalhar arduamente e de modo muito criativo para se construir as bases de uma paz estável e duradoira. Não podemos pensar que podíamos estar num mundo melhor do que aquele em que estamos. Temos inimigos para quem nenhum ataque é demasiado cruel e para quem não ha vitimas inocentes e que, se pudessem, nos atacariam com as armas mais terríveis do mundo”.

McCain afirma que vencer a guerra no Iraque é parte essencial da guerra contra o terrorismo e discorda do seu oponente Democrático o Senador Barack Obama que ameaçou começar a retirar tropas do Iraque se for eleito. McCain afirma ainda que tem que se impedir que o Irão adquira armas nucleares.

Peter Beinart, um perito em política externa no prestigioso conselho de relações externas disse que o passado de McCain leva-o a depender do poder militar americano.

‘Eu penso que McCain está dentro da tradição conservadora que basicamente vê o mundo como um local de conflitos, não de cooperação, o que leva naturalmente a dar mais ênfase a ameaças militares e menos ênfase a outras questões.

McCain que já efectuou varias viagens ao Iraque afirma que ele conhece os horrores da guerra melhor do que muitas pessoas e sublinha que só um idiota, um mentiroso sentimentaliza a guerra.

Na campanha presidencial Obama acusa McCain de estar na verdade à procura de um terceiro mandato da política de George Bush algo que McCain rejeita.

Helle Dale uma perita em política externa da fundação Heritage, um centro de estudos conservador afirma que embora a McCain compartilhe de algumas prioridades com o presidente Bush é muitos mais difícil liga-lo um aspecto particular ideológico.

‘Honestamente penso que é muito difícil rotula-lo porque de certo modo ele não é um conservador. Penso que no seu caso é preciso ver a sua posição em cada assunto diferente. Se se analisar o que ele advoga para o Iraque, Afeganistão ou promoção da democracia em redor do mundo provavelmente ele está próximo dos pensadores neoconservadores. Mas no que diz respeito a coisas como a mudanças climatéricas e cooperação com a União Europeia e outras organizações multilaterais as suas posições não são de nenhum modo conservadoras”.

Dale faz notar que Mc Cain causou controversa dentro do seu próprio partido devido as suas posições e gosta de demonstrar ser um independente capaz de irritar o seu próprio partido.

Em ambos os partidos muitos afirmam respeitar o serviço militar de John McCain a sua dureza física e mental e a sua personalidade forte.

Na batalha pela Casa Branca McCain devera sem duvida sublinhar essas qualidades e vai sem duvida lembrar incansavelmente aos eleitores as suas décadas de experiência militar e de política externa

XS
SM
MD
LG