Links de Acesso

Segurança e Energia Dominam Cimeira EUA-Europa


O presidente George Bush encontra-se na Eslovénia para conversações com líderes da União Europeia, tendo na sua agenda temas económicos e de segurança.

Estas cimeiras transatlânticas, tradicionalmente, têm-se centrado nas questões económicas e o presidente Bush está pronto para debater com os líderes da União Europeia as questões monetárias.Disse Bush: “A economia americana tem continuado a crescer face a desafios sem precedentes. Temos que manter as nossas economias flexíveis. Tanto a economia dos EUA como a da Europa necessitam de flexibilidade para fazerem frente aos desafios do mundo de hoje.”

Bush disse ainda querer falar com os europeus acerca de uma acção conjunta para resolver a questão dos custos da energia. Disse o presidente americano que as questões cambiais serão igualmente debatidas, incluindo as preocupações relativas ao valor do dólar americano: “Iremos falar dos compromissos da nossa nação em manter um dólar forte. É no interesse da economia global.”

Nos últimos anos, estas cimeiras começaram também a debater as preocupações de segurança transatlânticas. E a Casa Branca afirma que as conversações que irão ter lugar num castelo nos arredores da cidade de Lubliana irão incluir os esforços para aliviar as tensões nos Balcãs e levar a paz ao Médio Oriente.

O presidente Bush tornou claro estar pronto a debater a questão do programa nuclear do Irão. Ao deixar a Casa Branca, Bush não deixou dúvidas algumas de que quer falar com os parceiros europeus quando a aumentar o seu empenhamento relativamente à jovem democracia no Afeganistão. Disse Bush: “Os países que têm tropas no Afeganistão e, claro, eu próprio, quero agradecer-lhes e lembrar-lhes que ainda há muito trabalho por fazer.”

Funcionários da Casa Branca dize não esperar resultados espectaculares na sequência das conversações que o presidente vai manter com os líderes da União Europeia na Eslovénia, país que assume neste momento a presidência rotativa da EU.

Para além do primeiro-ministro da Eslovénia irão participar nas conversações com Bush outros líderes europeus, incluindo José Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, e Javier Solana, encarregado das questões de segurança da União Europeia.

Peritos nas relações transatlânticas afirmam ter assistido a uma mudança na atitude do presidente Bush relativamente à Europa, uma posição que está a dar frutos no fim do seu mandato.

John Glenn, chefe do programa de política externa do Fundo Masrshall Alemão dos EUA, diz que Bush fez um esforço concertado desde a sua reeleição, em 2004, para ultrapassar as divergências com a Europa sobre a guerra no Iraque:“Por assim dizer, pusemos de lado a questão do Iraque na agenda transatlântica, para analisar outras questões, havendo, por certo, muito para fazer e pressões a exercer tanto por parte dos EUA como parte da Europa.”

Depois da Cimeira com os líderes europeus, o presidente Bush segue para a Alemanha, onde vai assinalar os 60 anos do aniversário da implementação do Plano Marshall e da ponte aérea para Berlim. Bush segue, depois, para a Itália, França e Grã-Bretanha.

XS
SM
MD
LG