Links de Acesso

Onda de Violência Contra Estrangeiros


Na África do sul a policia disse que na ultima semana pelo menos vinte e duas pessoas foram mortas e dezenas de outras feridas numa onda de violência dirigida contra estrangeiros na zona de Joanesburgo. Pelo menos dois cidadãos moçambicanos foram mortos e muitos querem agora regressar ao seu país.

A policia ontem disparou balas de borracha e efectuou dezenas de prisões numa tentativa para controlar incidentes esporádicos de violência antiestrangeira na área de Joanesburgo.

A violência começou há uma semana atrás no subúrbio de Alexandra, mas desde então alastrou se para mais de uma dezena de bairros pobres em redor da cidade.

Vários milhares de estrangeiros, a maior parte de países vizinhos incluindo moçambicano refugiaram se em esquadras da policia, igrejas e edifícios do governo. A maior parte disseram ter sido atacado por multidões armadas com paus, facas, catanas e pedras.

Sabe se que entre as vitimas se encontram pelo menos dois moçambicanos. Numa conferencia de imprensa no Maputo o ministro dos negócios estrangeiros moçambicano Oldemiro Baloi disse não poder especular sobre o numero de moçambicanos que poderiam ter sido mortos.

O ministro dos negócios estrangeiros moçambicano disse ainda que pelo menos 70 moçambicanos manifestaram o interesse em regressar a Moçambique.

Cerca de 50 mil moçambicanos trabalham na industria mineira da África do Sul, mas esses trabalhadores parecem não terem sido afectados pela violência. Na maior parte dos casos esses trabalhadores vivem em complexos das minas.

Um porta voz da empresa recrutadora dos mineiros disse que nenhum desses trabalhadores foi vitima da violência.

A violência antiestrangeira tem como base a falta de empregos e a percepção que os estrangeiros são responsáveis pela onda de crime no país.

Um porta voz da policia disse contudo que a maior parte dos ataque são agora levados a cabo por criminosos.

"Entre as vitimas há também sul africanos. Portanto isto é puramente criminoso".

Por outro lado o presidente sul africano Thabo Mbeki apelou à policia para rapidamente estabelecer as causas e identificar os responsáveis pela violência, apelando também aos cidadãos sul africanos para tomarem uma posição.

"É importante que as comunidades elas próprias não se isolem afirmando ser isto um problema meramente policial. Essas comunidades devem actuar em conjunto com a policia. Em conjunto devemos todos afirmar que é muito errado e inaceitável que haja este tipo de violência".

Mbeki disse que vai criar uma comissão para investigar os incidentes. O antigo presidente Nelson Mandela e dirigentes políticos das mais diversas tendências condenaram os ataques.

XS
SM
MD
LG