Links de Acesso

Estudo Avalia Aspirações Democráticas


Uma sondagem agora publicada pela organização americana “World Public Opinion”, revela que os inquiridos em 19 países diferentes apoiam os princípios democráticos. Revela, igualmente, que os habitantes desses países acham que os respectivos governos devem responder melhor às suas aspirações.

A maioria das pessoas inquiridas em 19 países por aquela organização afirmaram concordar com a premissa de que a vontade do povo deve constituir a base da autoridade governamental. O apoio mais forte a esse princípio não se registou, contudo, nas democracias ocidentais. De facto, as maiores percentagens registaram-se na Ucrânia, Nigéria, Turquia e Indonésia. Steven Kull é o responsável daquela sondagem envolvendo mais de 17 mil pessoas: ”Chegámos à conclusão de que existe uma clara maioria em todos os países, apoiando a realização de eleições como o modo de seleccionar os dirigentes. Em média 84 por cento dos inquiridos apoiam a realização de eleições.”

Por outro lado, esta sondagem revela que as pessoas contactadas em 17 dos 19 países acham que os seus respectivos governos não respondem suficientemente à vontade dos seus constituintes. Os egípcios e os nigerianos revelaram-se os mais insatisfeitos com a resposta dos governantes às suas aspirações. Contudo 84 por cento dos egípcios, a percentagem mais elevada da sondagem, afirmam confiar no seu governo. A China, a Rússia e a Autoridade Palestiniana tiveram também bons resultados nessa frente. Outra conclusão é a de que os povos das democracias ocidentais são os que menos confiam nos seus governos.

Thomas Carothers, da organização Carnegie Endowment, já publicou oito livros sobre a edificação de democracias. Contactado pela VOA, ele pôs em questão a noção de que os povos dos países com regimes autoritários demonstram maior confiança nos seus governos: ”Talvez isso pareça ser assim porque as pessoas não têm a liberdade para dizer aquilo que, na realidade, pensam. Por outro lado, o cariz paternalista desses regimes pode constituir uma característica que leva à confiança.”

A sondagem, agora publicada, revela ainda que os inquiridos em 15 dos 19 países acham que os seus governos estão dominados por grupos que têm por objectivo defender os seus próprios interesses. Apenas os chineses e os egípcios responderam que os seus governantes têm em mente beneficiar o povo. De referir ainda que maioria dos inquiridos em todos os países englobados pela sondagem acham que os seus governos devem prestar mais atenção às sondagens à opinião pública.

XS
SM
MD
LG