Links de Acesso

Autoridades Sudanesas Prendem Líder da Oposição


As forças de segurança sudanesas prenderam Hassan Al-Turabi e alguns membros de seu partido e estão agora à procura de rebeldes integrantes do Movimento pela Justiça e a Igualdade, responsável pelos ataques ocorridos este fim de semana nos arredores da capital do país, Cartoum.

Fontes oficiais sudanesas afirmam que Hassan Al-Turabi e pelo menos outros 4 membros do Partido Popular do Congresso foram presos por suspeita de ligação aos rebeldes do Movimento pela Justiça e a Igualdade.

O porta-voz do Governo sudanês, Rabie Atti, explicou à Voz da América que as prisões foram feitas em função de informações passadas pelos rebeldes capturados. «Algumas pessoas foram presas por precaução, por causa da informação que recebemos em relação aos ataques a Omdurman. Dizem que existe algum vínculo entre eles e o grupo de Turabi. Mas até agora não existe nenhuma evidência que tenha participado ou contribuído», afirmou.

Turabi integrava a Frente Nacional Islâmica quando ela tomou o poder em 1989, um golpe de estado liderado pelo presidente Omar Al-Bashir. Foi também Turabi que, nos anos 90, levou o Sudão a acolher terroristas islâmicos, incluindo Osama Bin Laden. Quando deixou de ser aliado do presidente Al- Bashir, em 1999, passou a ser perseguido e detido. As prisões mais recentes ocorreram em 2004 e 2005.

Entretanto, muitos dos rebeldes do Movimento pela Justiça e a Igualdade, incluindo o seu líder, Kahlil Ibrahim, trabalharam com Turabi quando ele integrava a Frente Nacional Islâmica.

XS
SM
MD
LG