Links de Acesso

Obama Mais Perto da Nomeação


O senador Barak Obama deu um passo gigante para garantir a nomeação para a corrida presidencial pelo Partido Democrático, na terça-feira, com uma decisiva vitória no Estado da Carolina do Norte e um renhido segundo lugar nas eleições primárias de Indiana. Hillary Clinton está agora a ser pressionada a desistir.

Barak Obama recuperou o ímpeto da sua campanha com a sua vitória na Carolina do Norte e Hillary Clinton parece agora sem tempo nem dinheiro para prosseguir a sua corrida à nomeação.

No seu discurso de vitória, Obama focou menos atenção em Hillary Clinton e mais no tipo de campanha que irá levar por diante frente ao candidato presidencial republicano, John McCain. Disse Obama: “ Nós somos o partido de Thomas Jefferson e Andrew Jackson e Franklin Roosevelt e John Kennedy e nós atingimos o nosso melhor quando lideramos com base em princípios, quando lideramos com convicção, quando convocamos a nação inteira sob um propósito comum, sob um propósito mais elevado”.

Clinton, por seu lado, prometeu continuar na corrida eleitoral, participando nas próximas primárias na Virgínia Ocidental e no Estado do Kentucky e fez mais um apelo para que sejam feitas contribuições para a sua campanha, que tem sido financiada com o dinheiro do seu próprio bolso: concretamente, seis milhões de dólares.

Mas, Hillary repetiu também a sua promessa de que irá apoiar Obama, se este for o candidato democrata à Casa Branca: “Independentemente do que acontecer, irei cooperar a favor do nomeado pelo Partido Democrático porque temos que ganhar em Novembro.”

Obama ganhou mais delegados, mais votos e mais um Estado. O comentário de Larry Sabato, director do Centro Político da Universidade de Virgínia: “A corrida está a aproximar-se da sua conclusão lógica e caso não haja impedimentos que ninguém esteja a prever, Barak Obama vai ser o candidato democrata à presidência.”

Bill Bearman é o editor chefe da revista “Politics”. Diz ele que a maior parte dos super-delegados, os mais velhos do partido que votam independentemente do eleitorado, estarão muito relutantes em negar a Obama a sua nomeação e pensa que ele está a caminho de obter o apoio de mais super-delegados: “Temos que ter presente que a maior parte dos super-delegados desempenham cargos para os quais foram eleitos. E têm constituintes a quem têm que responder e cerca de 20 a 25 por cento das bases do Partido Democrático é constituída por africano-americanos. Nesta fase, retirar a nomeação a Barak Obama é qualquer coisa que os super-delegados não se atrevem a fazer. “

Bearman e outros peritos prevêem que os democratas irão unir-se no seu apoio em redor de Obama, quando as primárias terminarem no início de Junho.

Faltam realizar mais seis eleições primárias que terminam no dia 3 de Junho. Os democratas realizam a sua convenção em finais de Agosto e os republicanos na primeira semana de Setembro.

XS
SM
MD
LG