Links de Acesso

Novo Presidente Russo Dmitri Medvedev


O novo presidente russo, Dmitri Medvedev, afirmou que a Rússia deve desenvolver um respeito genuíno pela lei. Mas críticos do novo presidente vêem a sua subida ao poder como uma contradição dos valores legais que promete promover.

A cerimonia de tomada de posse de Dmitri Medveded no Kremlin foi acompanhada de grande fanfarra que envolveu soldados marchando a passo de ganso e dois mil convidados, entre eles lideres políticos e militares, bispos ortodoxos, rabis judeus, clérigos muçulmanos e embaixadores.

O novo presidente da Rússia prometeu defender a constituição e a soberania da Rússia e os direitos humanos dos cidadãos.

Num discurso de seis minutos, Medvedev sublinhou a importância da lei no desenvolvimento do que disse serem os seus mais importantes objectivos, as liberdades civis e económicas.

“Os russos são obrigados”, disse o presidente, “a terem o genuíno respeito pela lei e ultrapassar o niilismo legal, que impede o desenvolvimento moderno”.

Um sistema legal bem desenvolvido acrescentou, cria condições para o desenvolvimento económico e social, suporta o empresariado e a luta contra a corrupção.

Medvedev notou que a lei é não menos importante para garantir o papel global da Rússia e um diálogo com outras nações.

Na véspera da cerimonia de tomada de posse, a Policia dispersou manifestantes em Moscovo que tentavam protestar contra o que consideram terem sido fraudulentas as eleições presidenciais.

Um dos participantes, Alexander Khatov, da Frente Cívica Unida, questionou se o novo presidente tem o apoio genuíno do povo russo.

Khatov disse que 40 por cento dos russos não participaram nas eleições e outros 24 por cento votaram contra Medvedev. O activista concluiu que um total de 64 por cento dos eleitores russos não votou por este presidente.

As estimativas de Khatov não vão porém ao encontro de um apoiante de Medveded que afirmou que em todos os países há eleitores que não vão as urnas.

Num breve discurso antes de abandonar a presidência, Vladimir Putin agradeceu ao povo russo pelo seu apoio e desejou sucessos a Medveded.

Putin lembrou a sua tomada de posse há oito anos, quando prometeu trabalhar aberta e honestamente e servir fielmente a Rússia e o seu povo, concluindo que não violou o juramento.

Críticos dizem que a presidência de Medvedev e o novo papel de Putin como primeiro-ministro não representam uma transferencia aberta de poder.

XS
SM
MD
LG