Links de Acesso

Bush e Putin: Um  Adeus Nostálgico


Durante uma conferência de imprensa conjunta na estância turística de Sochi, no Mar Negro, os presidentes George W. Bush e Vladimir Putin, falaram com alguma nostalgia acerca do relacionamento dos Estados Unidos e da Rússia sob as suas respectivas presidências.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que sempre apreciou os seus contactos com o seu homólogo americano desde o seu primeiro encontro, em 2001, na Eslovénia. O líder russo caracterizou o seu relacionamento pessoal com o presidente Bush como aberto e sincero e salientou que o mesmo permitiu um debate aberto das questões bilaterais e internacionais.

Regra geral, disse Putin, a cooperação na luta contra o terrorismo internacional, a proliferação de armas de destruição em massa, a corrupção e o tráfico de drogas, constituiu um alicerce prometedor não só para as relações bilaterais, mas também para segurança internacional. Putin afirmou, por outro lado, concordar com a opinião do presidente Bush de que, apesar dos desacordos, nenhum dos lados considera o outro como um inimigo. O presidente americano disse, por seu turno, que ambos tinham feito um esforço especial durante as suas presidências para fazer com que a guerra fria passasse definitivamente à história.Disse Bush: ”Acabou. Terminou. E a questão fundamental neste relacionamento foi a de saber que seriamos capazes de trabalhar em conjunto para fazer da guerra fria uma coisa do passado. Reconheço, contudo, que tanto na Rússia como na América ainda há pessoas que pensam que a guerra fria ainda existe.”

Quanto a Putin afirmou que ambos foram capazes de manter o seu relacionamento sem deixar que os desacordos pontuais pudessem prejudicar num plano geral. As questões mais complicadas da agenda bilateral continuam a ser a expansão da NATO e a instalação de um sistema de defesa anti-míssil americano na Europa Central. Os dois países estão, contudo, de acordo acerca da adesão da Rússia à Organização Mundial do Comércio.

A esse respeito, disse Putin, nós estamos a contar com que os Estados Unidos anulem a lei Jackson-Vanik e que permitam a normalização das relações comerciais com a Rússia. O presidente Bush já apelou ao Congresso para que anule aquela lei aprovada na era soviética e que limitava as trocas comerciais com Moscovo, fazendo-as depender do respeito pelos direitos humanos. No final da conferência de imprensa conjunta, o presidente Bush declarou ainda que encarava com agrado a possibilidade de trabalhar com o novo presidente russo Dmitri Medvedev, que sucederá a Putin, no dia 7 de Maio próximo. Quanto ao presidente Bush, este terminará o seu segundo e último mandato no dia 20 de Janeiro de 2009.

XS
SM
MD
LG