Links de Acesso

Sarkozy em Luanda a 23 de Maio


A visita que o presidente francês Nicolas Sarkozy deveria ter realizado a Angola esta semana, foi adiada para Maio por acordo entre as duas partes, disseram fontes diplomáticas angolanas.

De acordo com estas fontes se Sarkozy fosse a Angola a 29 de Fevereiro como estava inicialmente previsto, ele não poderia ficar mais do que umas horas em Luanda o que colide com o que os dois países procuram.

Nicolas Sarkozy está na África do Sul desde quinta-feira de manhã para uma visita de estado de dois dias. O presidente francês deverá ficar naquele país por mais setenta e duas horas a título particular.

Sarkozy enviou a Luanda em dezembro passado o seu secretário de Estados para as Comunidades e Francofonia, Jean-Marie Bockal que negociou o dia 29 de Fevereiro como a data para a sua visita a Angola.

Porém no princípio deste mês, o embaixador da França em Angola, François Blondet disse á imprensa que por questões de calendário Sarkozy tinha sido forçado a adiar a sua visita a Luanda, que levou algumas correntes em Luanda, e em Paris, a especularem sobre um alegado prolongamento dos problemas criados com o <Angolagate>, nome porque ficou conhecido um escândalo de compra de armas para Angola que envolveu o cidadão francês, Pierre Falcone e altos funcionários de sucessivos governos gauleses.

Fonte diplomática angolana disse à Voz da América que as duas partes concordaram em transferir a visita para 23 de Maio próximo, altura em que não haverá problemas de calendário para nenhum dos dois presidentes.

A visita de Sarkozy a Angola começou a ser alinhavada em setembro passado quando ele se encontrou em Nova Iorque com o presidente José Eduardo dos Santos.

XS
SM
MD
LG