Links de Acesso

Aumento da Ajuda e Maiores Trocas Comerciais


Na altura em que o presidente Bush visita o Ghana, numa digressão de seis dias por cinco nações africanas, alguns ganenses esperam que a visita signifique aumento da ajuda e maiores trocas comerciais com os Estados Unidos.

Cartazes com a foto do presidente dos Estados Unidos enchem o centro de Accra, a capital do Ghana, lado a lado com as fotos do presidente John Kufuor.

Os programas de radio apresentam debates das campanhas de Washington de combate à malária e ao SIDA em África.

Esta é a segunda vez que um presidente norte americano visita o Ghana, e muitos residentes manifestam-se entusiasmados com a ocasião.

A estudante universitária Kombian acentua estar orgulhosa pelo facto de o Ghana ter sido incluindo na digressão africana de George W Bush.

‘Para os ganenses penso que a nossa economia esta a melhorar, e podemos receber alguém como o presidente da América. A sua visita demonstra que o nosso sistema de segurança se encontra melhor, por isso esta uma altura boa para os ganenses como eu.’

Os analistas sublinham que o Ghana tem tido um relacionamento próximo com a administração Bush. O presidente Kufuor encontrou-se com o seu homologo americano varias vezes nos últimos três anos.

Os dois presidentes devem debater questões de desenvolvimento, a luta contra a malária e o HIV, a segurança regional e assuntos humanitários antes de Bush deixar o Ghana, amanhã quarta feira.

A estudante Kombian afirmou acreditar que a visita de Bush venha a significar mais ajuda para o Ghana por parte dos Estados Unidos.

Opinião diferente tem o técnico de sistemas Kwesi Odeng, que permanece céptico sobre a possibilidade de a visita de Bush vir a ajudar a maioria dos ganenses.

‘Se pensarmos numa família, não sei qual o impacto que terá na vida de uma família. Deve ser uma dessas visitas com muitos empresários que vem observar e ver onde podem investir o seu dinheiro e obter bons lucros.’

Numa intervenção proferida antes de seguir para África, Bush afirmou que ajudar ao desenvolvimento do continente constitui também uma forma de combater o terrorismo, pois as populações que vivem em sociedades baseadas na liberdade e na justice rejeitam com mais facilidade as falsas promessas de uma ideologia extremista.

XS
SM
MD
LG