Links de Acesso

Tráfico de Armas em Cabo Verde


Em Cabo Verde, a polícia nacional deteve, na ilha de Santo Antão , um cidadão americano, proprietário de um contentor importado da África do Sul, no interior do qual foram descobertas armas de diferentes calibres, munições e equipamento militar de importação proibida.

Laurence Scott Baker, de 57 anos de idade, natural de Washington, e que residia na Vila da Ponta do Sol, na ilha de Santo Antão, foi preso na sequência das diligências efectuadas pela polícia cabo-verdiana que deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão domiciliária.

Fonte policial ,contactada pela VOA, confirmou a detenção de mais três outros indivíduos, um dos quais detentor de um passaporte de um país do Médio Oriente, na sequência da operação policial.

O governo de Cabo Verde ordenou, para já, a constituição de um gabinete de crise para acompanhar de perto as investigações sobre a descoberta de diverso armamento militar pertencente aquele cidadão americano. O caso foi igualmente entregue à polícia judiciária, que está a ser apoiada por peritos militares.

Para além de peças de mobiliário, o contentor continha armamento militar, desde espingardas automáticas, explosivos, fardamento e equipamento de comunicações, aparentemente importados da África do Sul.

Baker foi já apresentado ao tribunal para efeito de legalização da prisão.

O caso tem início quando funcionários aduaneiros e agentes da polícia procediam, na semana finda, a averiguações da carga de um contentor importado da África do Sul por aquele cidadão dos Estados Unidos.

XS
SM
MD
LG