Links de Acesso

Obama Beneficiou de Forte Apoio dos Africano-Americanos


O senador Barack Obama obteve uma grande vantagem na terça-feira com as suas vitorias robustas nas eleições primarias do Partido Democrático nos Estados da Virgínia e do Maryland e em Washington DC.

Obama continua numa estreita corrida com a senadora Hillary Clinton, mas o senador do Illinois está bem posicionado para ganhar as primarias da próxima terça-feira nos Estados do Wisconsin, Hawai, Vermont e Rhode Island.

Peritos ficaram estupefactos pelas margens de vitória de Barack Obama nas primarias de terça-feira, especialmente na Virgínia e Maryland onde obteve 64 e 62 por cento dos votos respectivamente.

Obama beneficiou de forte apoio dos africano-americanos e de um desejo ardente por mudanças entre muitos votantes como este em Washington DC.

“Eu quero ver mudanças no mundo e penso que estas primárias podem trazer mudanças, especialmente no Iraque e nos cuidados de saúde”.

Obama venceu oito eleições primárias seguidas contra Clinton e espera gerar um ímpeto imparável com vitórias na terça-feira nas primárias de Wisconsin e no caucus no Hawai.

“Trata-se de saber se olhamos para trás ou se seguimos em frente. E quando for o candidato nomeado do Partido Democrático para presidente dos Estados Unidos, essa será a escolha que teremos em Novembro”.

Analistas políticos afirmam que a senadora Clinton tem de parar o ímpeto de Obama no dia quatro de Março quando se realizarem as primárias nos Estados do Texas e do Ohio. Clinton tem feito melhor que Obama nos estados grandes, beneficiando de uma melhor organização e de um maior reconhecimento do seu nome.

Enquanto faz campanha no Texas, Hillary Clinton continuará enfatizar a sua experiência para conter o apelo de Barack Obama por uma mudança.

“Eu sou uma pessoa que resolve os problemas. Acredito que precisamos de um presidente, desde o primeiro dia, que arregace as mangas e comece a trabalhar”.

No entanto, Obama parece estar a ganhar vantagem, porque muitos votantes parecem estar a responder a sua mensagem de mudança.

Anthony Salvanto que dirige as sondagens da cadeia de televisao CBS analisou os resultados no Maryland, Virgínia e Washington DC.

“Por uma larga margem os votantes democratas disseram que preferem um candidato que traga mudança a um candidato com experiência. Barack Obama prontamente ganhou esses votantes que olham por uma mudança”.

O desafio de Obama agora é ganhar mais votantes mulheres, hispânicos e operários em estados grandes como o Ohio, Texas e Pensilvania.

As regras do Partido Democrático sobre a distribuição de delegados torna difícil a Obama e Clinton ganharem a nomeação nos tempos mais próximos.

Os democratas usam o método da distribuição proporcional que permite ao candidato que perde uma determinada eleição primária ou caucus ficar ainda com uma parcela dos delegados em jogo. Os republicanos de uma maneira geral dão todos os delegados ao vencedor da eleição primária.

As ultimas estimativas sobre delegados dão a Obama uma modesta vantagem. Obama e Clinton ganharam até agora em números redondos cerca de 1200 delegados cada um. O primeiro candidato a obter 2025 delegados ganha a nomeação democrata.

Do lado dos republicanos, o senador John McCain está cada vez mais próximo da nomeação partidária depois de ter vencido as primarias em Maryland, Virgínia e Washington DC.

O principal adversário de McCain, o antigo governador do Arkansas, Mike Huckabee, continua a receber apoio de republicanos conservadores desencantados com McCain. Mas especialistas afirmam ser virtualmente impossível a Huckabee ganhar delegados suficientes para ultrapassar McCain.

As ultimas estimativas dão a McCain cerca de 800 dos 1191 delegados necessários para garantir a nomeação pelo Partido Republicano.

XS
SM
MD
LG