Links de Acesso

Super Terça-Feira Decisiva


O Estado da Califórnia é o prémio mais apetecido das eleições primárias desta terça-feira, conhecida como a Super Terça-Feira, com votações simultâneas em mais de 20 Estados para a escolha dos candidatos às presidenciais pelo Partido Democrático e pelo Partido Republicano. E é a Califórnia que proporciona o maior número de delegados para as convenções de ambos os partidos.

Os candidatos democratas e alguns dos seus mais destacados apoiantes têm visitado a Califórnia nos últimos dias.

Durante um comício realizado, no domingo, na cidade de Los Angeles, Maria Shriver, a mulher do governador republicano do Estado, Arnold Schwarzenegger, anunciou o seu apoio à candidatura do senador democrata Barak Obama. Arnold apoia o candidato republicano John McCain.

Shriver, uma democrata, é sobrinha do falecido presidente John F. Kennedy e é o terceiro membro do “clã” Kennedy a apoiar Obama, depois do senador Ted Kennedy e da filha de John Kennedy, Caroline, o ter feito na semana passada. Disse Shriver durante o comício: “Quanto mais pensei sobre o caso, mais cheguei à conclusão de que, se Barak Obama representa um Estado, esse Estado é a Califórnia. Ele é abrangente, aberto, inteligente, independente, contesta a tradição, é inovador, inspirador, sonhador é um líder”.

Os Kennedy, à semelhança de muitos democratas, estão divididos. O filho do falecido candidato presidencial Robert Kennedy, por exemplo, apoia a candidatura da senadora Hillary Clinton.

Uma empresa de sondagens independente, a Field Pool, anunciou, no domingo, que a vantagem que Hillary tinha sobre Obama na Califórnia se evaporou, mostrando agora os dois candidatos muito próximos um do outro em termos percentuais.

Entre os republicanos, o senador pelo Estado do Arizona, John McCain, duplicou a sua vantagem, que é agora de quatro pontos percentuais, sobre o número dois o antigo governador do Maassachusetts, Mitt Romney. McCain tem agora 32 por cento, contra 24 para Romney e 13 para o terceiro classificado, o governador do Arkansas, Mike Huckabee.

Estas primárias irão ser disputadas em mais de 20 Estados, entre os quais Arizona, Novo México, Colorado, Utah, Idaho e Montana. Na costa Leste dos EUA, as primárias irão ter lugar também em New Jersey e Connecticut. Mas, os analistas políticos afirmam que o interesse no desenrolar desta Super Terça-Feira é maior no Oeste do que na costa Leste americana, esperando-se uma grande afluência às urnas.

XS
SM
MD
LG