Links de Acesso

Morto Num Ataque Aéreo da CIA


Uma página islâmica extremista da Internet informou da morte do destacado comandante da al-Qaida em território paquistanês, identificando-o como Abu Laith al-Libi, não tendo, no entanto dito qual foi a causa da sua morte.

Novas noticias citam funcionários americanos não identificados confirmando que Libi foi morto num ataque aéreo da CIA esta semana que visou esconderijos da al-Qaida da região tribal do Vaziristão do Norte. A área é conhecida como um santuário para terroristas e faz fronteira com o Afeganistão.

Habitantes da região disseram que o ataque com mísseis matou pelo menos 12 militantes, incluindo vários árabes e naturais da Ásia Central.

Contudo, funcionários governamentais paquistaneses pouco se referem ao assunto.

Mas falando hoje a jornalistas em Islamabad, o ministro do Interior, Hamid Nawaz Khan, confirmou que houve uma explosão num esconderijo de militantes perto da localidade de Mir Ali na segunda-feira à noite, mas não disse qual foi a causa da explosão.

O ministro paquistanês informou que a casa onde ocorreu a explosão pertencia a um militante Taliban e que varias pessoas morreram no incidente.

Acrescentou não ser possível falar sobre a identidade dos que morreram, porque outros militantes levaram os seus corpos para local desconhecido antes das autoridades terem chegado.

Funcionários americanos descreveram Libi, um líbio, como um dos principais comandantes operativos da al-Qaida no Afeganistão, onde milhares de tropas americanas tentam eliminar aquelas forças terroristas.

O nome de Libi estava incluído numa lista americana dos 12 terroristas “mais procurados”.

Julga-se que Libi tenha organizado uma serie de ataques contra forças americanas e da coligação, incluindo o atentado bombista no ano passado contra uma base aérea americana no Afeganistão que matou 23 pessoas.

O ataque ocorreu quando o vice-presidente Cheney visitava a base em Bagram.

XS
SM
MD
LG