Links de Acesso

Líder da Somalilândia recebido em Washington


A administração Bush disse, quinta-feira, que os EUA não reconhecem a Somalilândia como um país independente, apesar de uma visita ao Departamento de Estado, esta semana, feita pelo líder daquela região da Somália, Dahir Rayale Kahin. As autoridades americanas afirmam que remetem para a União Africana a questão do reconhecimento.

O encontro entre Kahin e a secretária de Estado Assistente para os assuntos Africanos, Jendayi Frazer, foi o contacto de mais alto nível realizado entre as duas partes, em vários anos.

Mas, as autoridades americanas insistem que não se pode subentender qualquer iniciativa para o reconhecimento da auto-proclamada região independente do nordeste da Somália, mas insistem que a iniciativa faz parte de um contacto mais vasto com os partidos e as figuras políticas da Somália.

A Somalilândia declarou a sua independência em 1991, quando o resto da Somália se envolvia numa guerra civil. Aquela região, pelo contrário, tem gozado de uma relativa estabilidade tendo eleito governantes, apesar da sua falta de reconhecimento internacional.

Durante uma conferência de imprensa, o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, disse que o encontro de segunda-feira não significa que os EUA estejam prestes a reconhecer a Somalilândia e que a sua política relativamente aquela matéria tenha mudado.

McCormack disse estar em crer ser importante manter contactos com figuras políticas responsáveis de toda a Somália que tenham interesse em edificar as instituições do país e assumir um futuro mais esperançoso para o país:“Certamente que os encontros com Jendayi Frazer caem absolutamente nessa categoria e essa é a política que iremos continuar a pôr em prática. Temos interesse em combater o terrorismo na Somália e no Corno de África. Parte dos esforços para criar alguma estabilidade na Somália, em larga medida, envolve cooperar com os parceiros políticos, encorajar os parceiros políticos e os líderes políticos da Somália a unirem-se.”

McCormack disse que os EUA deixam nas nãos da União Africana, enquanto forum apropriado, abordar a questão do reconhecimento da Somalilândia.

As recentes resoluções do Conselho de Segurança da ONU, apoiadas pelos EUA, reafirmam o apoio ao governo de transição apoiado pela ONU em Mogadixo. As autoridades americanas dizem que o seu relacionamento com a Somalilândia é feito no âmbito da sua administração regional.

O líder da Somalilândia manteve em washington contactos com representantes da Casa Branca, do Conselho Nacional de Segurança, do Pentágono e da Agência para o Desenvolvimento Internacional.

O seu falecido predecessor na presidência da Somalilândia, Muhammad Ibrahim Egal, manteve uma ronda de contactos seçelhante em 1999.

XS
SM
MD
LG