Links de Acesso

ONU: Ajudar Vítimas da Violência Política no Quénia


As Nações Unidas lançaram um apelo para a angariação de 42 milhões de dólares para apoiar as vítimas da violência post-eleitoral no Quénia.

O responsável das Nações Unidas para os assuntos humanitários e operações de emergência, John Holmes, afirmou que aqueles fundos são urgentemente necessários para providenciar assistência durante os próximos seis meses a cerca de meio milhão de pessoas afectadas pela violência que se seguiu às eleições de Dezembro.

A ONU salienta que metade daquelas pessoas se encontram desalojadas. O pedido de ajuda foi formulado a cerca de duas dezenas de países doadores, na Europa e através do Mundo.

O dinheiro servirá para apoiar 63 agências da ONU e organizações não-governamentais, na entrega de alimentos, abrigos, água potável, saneamento básico e medidas para impedir o aparecimento de epidemias. Cerca de 10 milhões destinam-se apenas a ajuda alimentar. Holmes afirmou, entretanto, que as Nações Unidas esperavam que a situação no Quénia se normalizasse rapidamente. Disse ele: ”O que pretendemos é o regresso à normalidade, uma rápida solução política e, tal como afirmei na semana passada, esforços de todos os líderes para impedir a violência, proteger os civis e conter a espiral do conflito étnico.”

O Quénia tem vivido uma vaga de violência desde a publicação dos resultados das eleições presidenciais de 27 de Dezembro. Mais de 600 pessoas morreram, entretanto, 250 mil ficaram desalojadas e seis mil refugiaram-se no vizinho Uganda.

XS
SM
MD
LG