Links de Acesso

Bush e Sarkozy de Acordo Quanto ao Irão


O presidente Bush e o seu homólogo francês, Nicolas Sarkozy, manifestaram a sua determinação em evitar que o Irão fabrique armas nucleares. Os dois líderes reuniram-se, na quarta-feira, naquela que foi a residência de George Washington, o primeiro presidente americano.

Bush e Sarkozy afirmam que o Irão foi a questão central das conversações que mantiveram em Mount Vernon, nos arredores da capital americana. O presidente Bush agradeceu ao líder francês pela sua determinação em resolver aquela disputa nuclear pacificamente: “A ideia do Irão ter armas nucleares é perigosa. E, por isso, esta é a oportunidade para nós cooperarmos para, diplomaticamente, resolver este problema”.

O Irão afirma que não está secretamente a desenvolver armas nucleares. O governo de Teerão afirma que está a produzir urânio enriquecido apenas para o utilizar para fins civis na produção de energia eléctrica.

Enquanto a Rússia e a China resistem em aplicar sanções mais duras contra o Irão, no âmbito da ONU, a França, os EUA e a Grã-Bretanha têm apelado para o agravamento das sanções por parte do Conselho de Segurança.

Falando através de um tradutor, o presidente Sarkozy disse que novas sanções punitivas devem ser acompanhadas pelo que designou por “um diálogo de braços abertos” porque, disse ele, o Irão merece melhor do que o isolamento: “É inaceitável que o Irão venha a ter armas nucleares, mas o Irão tem direito à energia do futuro, que é a energia nuclear civil. Estou em crer na eficácia das sanções e creio mesmo na necessidade de as agravar.”

O presidente Sarkozy afirma que o diálogo com Teerão tem que se mantido em aberto para evitar o que designou como “o pior cenário imaginável”.

Encontrar uma solução diplomática para o impasse será também o principal tema do encontro que Bush irá manter na sexta-feira e no sábado com a chanceler alemã, Angela Merkel.

Na terça-feira, no decurso de uma entrevista concedida à televisão alemã, Bush disse que o Irão quer ver a III Guerra Mundial e a forma de o fazer é atacar Israel com armas nucleares.

Em Mount Vernon, na quarta-feira, o presidente americano disse esperar que possa ser encontrada uma solução pacífica.Disse Bush: “Creio ser importante para nós enviar sinais claros ao governo iraniano de que o mundo livre compreende os riscos de ver Teerão obter uma arma nuclear. E, por isso, temos que cooperar para tentar ver se não existe pessoas racionais no governo iraniano que esteja cansado do isolamento e que acredite que o caminho do futuro é melhor.”

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse, ontem, que o seu país atingiu um patamar operacional que lhe permite operar três mil centrifugadoras. Peritos em energia nuclear afirmam que aquelas condições permitem enriquecer urânio bastante para fabricar uma bomba atómica no prazo de cerca de um ano

XS
SM
MD
LG