Links de Acesso

Crucial Iniciar Processo Político


O secretário - geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou ser crucial iniciar o processo político para por fim à crise em Darfur. Ban disse que vai pressionar para o arranque das negociações, em encontros com lideres políticos e tribais durante a sua visita de um dia a Darfur.

Um destacamento de soldados da Gâmbia prestou as honras militares ao secretário - geral das Nações Unidas no quartel-general da Missão Africana no Sudão. Ban Ki-moon passou revista à guarda de honra, enquanto era saudado por outros militares da Missão que assistiam a colorida cerimonia.

Antes de chegar a El Fasher, Ban disse a jornalistas que viajaram com ele de avião desde Juba, que a guerra em Darfur já foi longe demais e que as pessoas já sofreram muito.

O secretário - geral acrescentou que uma solução militar, por si só, não irá funcionar. E é por isso que entende ser crucial dar inicio a um processo político.

“Embora estejamos no bom caminho para a instalação de uma forca de manutenção da paz híbrida – de facto, recebemos mais do que necessitamos actualmente, excepto em áreas especiais como transporte aéreo e outras vertentes técnicas, esse processo de operação híbrido deve ser acompanhado por um processo político. Caso contrario, os nossos soldados, policias e funcionários civis terão muita dificuldade em desempenhar as suas tarefas”.

O Conselho de Segurança aprovou uma resolução por unanimidade para a instalação em Darfur de uma força híbrida de 26 mil efectivos. A força de manutenção da paz será composta por soldados da União Africana e das Nações Unidas.

Em encontros a ter com lideres da União Africana, Nações Unidas e representantes tribais e civis, Ban Ki-moon disse que os vai pressionar sobre a necessidade de acelerar a instalação das tropas para garantir a segurança em Darfur.

Falando sobre a sua estada em Juba na terça-feira, o secretário - geral das Nações Unidas disse ter ficado muito impressionado quando viu as condições de vida das pessoas que lá vivem. Precisou que elas estão a viver numa situação política muito difícil e que necessitam e merecem o apoio internacional.

Ban Ki-moon disse acreditar que a paz em Darfur está ligada à implementação bem sucedida do Acordo Global de Paz que pôs termo em 2005 a guerra civil no Sudão.

“Compreendi, mais do que imaginava em Nova York, a importância e urgência de uma implementação suave do Acordo Global de Paz. Crucialmente importante que os lideres sudaneses do norte e do sul cooperem totalmente na base de uma confiança mutua para implementarem aquele acordo de paz”.

Negociações políticas entre o governo sudanes e oito grupos rebeldes deverão começar em Outubro. Ban Ki-moon disse que a data exacta e o local das negociações serão anunciados em breve.

XS
SM
MD
LG