Links de Acesso

Iraque:Bush Admite Retirada de Algumas Tropas


Durante uma visita feita de surpresa ao Iraque, na segunda-feira, o presidente Bush disse que, se a presente tendência continuar, será possível começar a retirada das tropas americanas. Bush fez estas declarações durante uma visita sem precedentes ao Iraque, acompanhado pelos secretários de Estado e da Defesa e pelas chefia militares.

O presidente Bush disse estar satisfeito com o que ouviu do embaixador americano em Bagdade, Ryan Crocker, e do general David Petraeus, o comandante das forças americanas no terreno. Durante uma visita de cinco horas à província de Anbar, Bush recordou que este sector do território iraquiano deixou de ser a parte mais violenta e mais anti-governamental, transformando-se num caso de sucesso em termos de segurança: “O general Petreaus e o embaixador Crocker dizem-me que, se este êxito a que estamos aqui a assistir continuar, será possível manter o mesmo nível de segurança com menos tropas americanas”.

O presidente Bush reuniu-se também com o primeiro-ministro iraquiano Nouri al-Maliki, com o presidente Jalal Talabani e com outros destacados líderes, bem como com autoridades provinciais e xeiques sunitas que deixaram de apoiar a Al Qaeda para se aliarem ao governo iraquiano liderados por elementos da etnia xiita. O presidente reuniu os dois grupos ao redor da mesma mesa e disse ter-lhes transmitido uma mensagem: “O secretário Gates, a secretária Rice e eu debatemos com os líderes iraquianos a questão de se estar perante um êxito no sector da segurança. Agora é importante que o governo lhe dê continuidade”.

O presidente Bush disse ainda que os líderes iraquianos, a todos os níveis, têm que deitar mão à melhoria da situação de segurança e dar uma melhor vida ao povo iraquiano. Bush prometeu não abandonar o Iraque, apesar dos apelos de alguns membros do Congresso para uma retirada das tropas americanas, a começar deste ano.

O presidente exortou o Congresso a adiar o seu debate até que ouça directamente do general Petraeus e o embaixador Crocker, na próxima semana. E disse que as decisões políticas têm que ser baseadas nas recomendações dos comandantes no terreno e não no que ele designou por reacções nervosas dos políticos e das sondagens à opinião pública.

Fontes oficiais afirmam que o presidente irá tomar decisões importantes acerca da política para o Iraque depois do relatório a apresentar por Petraeus-Cocker.

O presidente fez esta inesperada escala no Iraque, a caminho da sua deslocação à Austrália para conversações regionais, levando consigo a Secretária de Estado Condoleezza Rice. O Secretário da Defesa, Robert Gates, e a chefia militar do Pentágono chegou ao Iraque 90 minutos antes, proporcionando uma reunião do Conselho de Guerra de Bush em território iraquiano pela primeira vez.
XS
SM
MD
LG