Links de Acesso

Senador Warner Pressiona Bush Para Iniciar Retirada do Iraque


Um influente senador republicano sugeriu que o presidente GW Bush deveria anunciar, no dia 15 de Setembro, uma retirada inicial de tropas do Iraque. O senador John Warner, pelo Estado da Virgínia, fez estas declarações na quinta-feira à tarde, poucos dias depois de ter efectuado uma visita ao Iraque.

O Senador Warner, antigo presidente da Comissão das Forças Armadas , recomenda ao presidente Bush para que este anuncie o início de uma retirada de tropas americanas do Iraque, a partir do dia 15 de Setembro, como uma forma de pressionar o governo iraquiano a dar passos concretos no sentido da reconciliação política:“Tendo em consideração a necessidade de enviar uma mensagem decisiva e clara a toda a região por forma a que toda a gente possa compreender de que os EUA, não há melhor forma do que o presidente anunciar, no dia 15, que em estreita consulta com a liderança militar, decidiu dar o primeiro passo no sentido da retirada das nossas tropas”.

Warner afirma que cabe ao presidente decidir a quantidade de tropas que quer retirar do Iraque, mas sugeriu que dos 160 mil soldados ali estacionados, cinco mil poderiam ser mandadas regressar a casa até ao Dia de Natal deste ano.

O senador Warner diz não estar a advogar uma rápida retirada das tropas e notou, a propósito, que, previamente, votou contra calendários para várias propostas de retirada. Mas, adiantou ter chegado a altura de mostrar que os EUA falam a sério quando entidades oficiais, incluindo o presidente Bush, afirmam que o empenhamento dos EUA em relação ao Iraque não é por tempo indefinido.

Falando em Crawford, no Texas, onde o presidente está a passar férias no seu rancho, o porta-voz da Casa Branca, Gordon Johndroe, respondeu às sugestões do senador Warner afirmando que Bush irá esperar até receber o relatório que lhe será apresentado pelo comandante das tropas americanas no Iraque, o general David Patraeus e pelo embaixador americano em Bagdade, Ryan Crocker, em meados de Setembro.

O Congresso dos EUA irá ser, também nessa altura, informado acerca do conteúdo do relatório. Mas Johndroe afirma não acreditar que o presidente Bush tenha mudado de opinião quanto à permanência das tropas americanas no Iraque.

Os comentários feitos por John Warner surgiram horas depois de ter sido dado a conhecer um relatório dos serviços secretos americanos afirmando que, no próximo ano, não se esperam grandes progressos no plano político no Iraque e que a posição do primeiro-ministro Nouri al-Maliki irá ser ainda mais precária.

O senador Warner diz concordar com aquela análise, afirmando que as tropas americanas têm conseguido aumentar a segurança em Bagdade e noutras áreas do Iraque. Mas, adianta que os líderes iraquianos não respeitaram os seus compromissos: “Eu acredito firmemente que o governo iraquiano, sob a liderança do primeiro-ministro Maliki abandonou as nossas tropas”.

Mas, Warner não foi a ponto de pedir a demissão de Maliki, como o fez o senador Carl Levin, presidente da Comissão das Forças Armadas, que pediu a demissão do primeiro-ministro iraquiano e de todo o seu gabinete. Warner afirmam que essa decisão compete ao povo iraquiano, de acordo com a constituição daquele país.

XS
SM
MD
LG