Links de Acesso

Timor Leste à Beira de Grave Crise Alimentar


O Programa Alimentar Mundial, o PAM, advertiu que Timor Leste está à beira de uma grave crise alimentar acrescentando que devem ser tomadas medidas urgentes.

Aquela agência das Nações Unidas refere que a persistente seca e pragas de gafanhotos destruíram as colheitas deste ano. Segundo o PAM, mais de 200 mil leste-timorenses deparam-se com uma grave falta de alimentos. O porta-voz daquela organização, Simon Pluess, afirmou que serão necessárias mais de 15 mil toneladas de alimentos para evitar uma crise de grandes proporções.

”Para além das 15 mil toneladas em ajuda humanitária, o país necessitará de importar comercialmente cerca de 70 mil toneladas e outras 16 mil terão que ser retiradas das reservas alimentares estratégicas. De salientar também que as pessoas mais afectadas são as populações mais pobres que vivem nos distritos mais rurais e mais remotos. São essas pessoas que, no ano passado, fugiram aos conflitos e que agora não conseguem produzir alimentos suficientes para satisfazer as suas necessidades”.

No ano passado os confrontos em Timor Leste fizeram pelo menos 37 mortos e obrigaram muitos milhares de pessoas a fugirem das suas casas. Cerca de 100 mil desses refugiados encontram-se ainda na capital, Dili, e tem estado dependentes da ajuda alimentar. Segundo um relatório do PAM, a crise alimentar em Timor Leste atingirá o seu auge entre Outubro deste ano e Março de 2008, ou seja, nos seis meses que antecedem as próximas colheitas. De referir, entretanto a doação pela China a Timor Leste de três mil toneladas de arroz.

XS
SM
MD
LG