Links de Acesso

Bush Inicia Digressão Europeia


O presidente George W. Bush encontra-se na cidade de Praga, dando início a uma digressão por seis nações europeias, num momento em que a tensão com a Rússia aumenta, tendo como pano de fundo a instalação de um sistema defensivo de mísseis da NATO na República Checa e na Polónia.

A questão do sistema de defesa anti-míssil estará no topo da agenda durante o encontro que o presidente Bush manterá com os líderes checos. O governo de Praga concordou em disponibilizar o seu território para instalar parte daquele sistema que Washington pretende colocar na Europa do Leste. Este plano suscitou uma resposta negativa por parte do presidente russo, Vladimir Putin, que afirmou que o mesmo constituía o início de uma nova corrida aos armamentos na Europa.

Putin acrescentou que o plano da administração Bush está a colocar em causa o equilíbrio estratégico mundial e salientou que a Rússia responderá apontando os seus mísseis contra cidades europeias. Segundo o Kremlin, esses alvos poderiam ser atingidos com mísseis balísticos, mísseis de cruzeiro ou com o que denominou de ”sistema completamente novo”. O presidente russo disse, ainda, que o plano americano poderia constituir um esforço para minar as relações entre a Rússia e a Europa.

De referir que o presidente americano se reunirá com o seu homólogo russo à margem da cimeira dos G-8. O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Steve Hadley, afirmou que o presidente Bush voltará a salientar que o sistema de defesa anti-míssil não constitui uma ameaça para a Rússia: ”Os sistemas que instalaríamos não têm uma capacidade significativa para contrariar os mísseis balísticos intercontinentais russos apontados contra os Estados Unidos. Têm, sim, uma capacidade limitada para contrariar outros países, tais como o Irão, que estão a criar mísseis balísticos e potencialmente armas de destruição em massa para colocar nas ogivas desses mísseis. Tudo isto diz respeito apenas ao Irão.”

Reagindo a esta leitura, o chefe do conselho de segurança nacional do Irão, , considerou-a como uma anedota. Segundo Larijani , o Irão não dispõe de mísseis capazes de alcançar a Europa. Durante as suas conversações, hoje, em Praga, o presidente Bush encontrar-se-á com o seu homólogo checo e com o primeiro-ministro daquele país para agradecer-lhes o seu apoio nas guerras no Afeganistão e no Iraque. O presidente americano participará, ainda esta semana, na Alemanha, na Cimeira do Grupo dos oito países mais desenvolvidos, o G-8.

XS
SM
MD
LG