Links de Acesso

A Agenda de Bush para a Cimeira dos G-8


O presidente dos Estados Unidos, George Bush, parte esta semana para a Alemanha, onde devera tomar parte na Cimeira dos G-8.

A propósito da agenda da cimeira, o presidente George Bush disse que os líderes das oito nações mais ricas do planeta irão, na Alemanha, debater formas de fazer avançar o comércio, o combate às doenças, a promoção do desenvolvimento e da educação, para além da problemática da alteração climática global.

Na sua habitual intervenção radiofónica do fim de semana, Bush disse ser do interesse da americana ver “progressos serem alcançados nessas áreas especificas”. Disse Bush: “Quando ajudamos a resgatar as sociedades da pobreza, nós criamos novos mercados para os produtos americanos e novos postos de trabalho para os trabalhadores americanos. Quando ajudamos a reduzir o caos e o sofrimento, fazemos da América um lugar mais seguro, porque as nações prósperas têm menos tendência para enveredarem pela via da violência e pela exportação do terror”.

Nos dias que antecedem a cimeira dos G-8, na Alemanha, o presidente George Bush tem vindo a abordar algumas das preocupações dos parceiros europeus, face ao seu engajamento com a problemática do aquecimento global.

Neste particular, o presidente Bush prometeu, até finais do ano em curso, definir e de forma voluntária os seus objectivos para a redução do chamado efeito de estufa, causador do aquecimento global.

O presidente relembrou ainda que a América está a investir vários milhões de dólares em tecnologias produtoras de energias limpas e que irá partilhar essas informações com as nações em vias de desenvolvimento.

Enquanto isso e também numa intervenção radiofónica, o congressista pelo Estado de Massachussets, Ed Markey desmentiu a existência de qualquer plano do presidente para lidar com o fenómeno da alteração climatérica global.

Markey disse que o presidente não foi capaz de definir os limites para a emissão de gazes poluentes, responsáveis pelo fenómeno de estufa, ficando, por conseguinte, aquém dos seus aliados europeus, nomeadamente da Alemanha, país que tem estado a cumprir com as novas exigências energéticas, recorrendo inclusive à energia solar. Disse Markey: “A agenda da Cimeira dos G-8 é clara e urgente. O mundo precisa estabelecer limites para a emissão dos gases poluentes causadores das mudanças climáticas. Os mais conceituados cientistas mundiais chegaram já à conclusão de que o fenómeno do aquecimento global não decorre de causas naturais”.

Os líderes dos G-8 vão, igualmente, no âmbito da cimeira da Alemanha, reunir-se com alguns chefes de Estado africano, com os quais debaterão o eventual apoio daquela organização as políticas da boa governação e de combate a corrupção em África.

Recorde-se que o presidente Bush anunciou, na semana passada, um pacote orçado em 30 mil milhões de dólares para os próximos cinco anos e destinado ao combate da SIDA em África.

O presidente americano lançou, por outro lado, uma iniciativa que visa apoiar tecnicamente as nações africanas a fortalecerem os seus mercados financeiros “ o que vai encorajar a comunidade financeira internacional a criar vários novos fundos privados que irão mobilizar vários milhões de dólares em novos investimentos privados. Ao darmos esse passo – disse Bush - estamos a ajudar os empresários africanos a terem acesso ao capital, por forma a que os seus negócios possam crescer e criem novos postos de trabalho por todo o continente”.

O presidente George Bush exortou, por outro lado, Congresso americano, a dispender 525 milhões de dólares nos próximos cinco anos, em apoio a melhoria da qualidade de educação de mais de quatro milhões de crianças das nações mais pobres do planeta.

Bush sublinhou ainda as recentes sanções económicas decretadas contra o Sudão e o apelo lançado ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, no sentido deste forçar Cartum a pôr cobro às ofensivas militares na conturbada região de Darfur, onde mais de 200 mil pessoas foram mortas e mais de dois milhões desalojados, na sequência do conflito que já se arrasta desde 2003: “O povo de Darfur já sofreu demais. Nós não vamos desviar a nossa atenção, não vamos ignorar a crise que tem desafiado a consciência do mundo”.

De realçar que, para além da deslocação à Alemanha, para participar na Cimeira das oito nações mais ricas do planeta, o presidente George Bush vai ainda visitar a Republica Checa, a Polónia, a Itália, a Albânia e a Bulgária.

XS
SM
MD
LG