Links de Acesso

As Detenções Fazem Parte da Repressão Sobre o Hamas


As forças de segurança israelita detiveram, na Cisjordania, mais de 30 dirigentes do Hamas, parte da repressão contra aquela organização por lançar foguetões contra território israelita a partir da Faixa de Gaza.

O dirigente mais destacado do Hamas detido, foi Nasser Shaer, o ministro da educação no governo de unidade palestiniana.

As forças israelitas detiveram os presidentes das câmaras das cidades de Nablus, Qalqiliya e Beita, bem como pelo menos um antigo membro do governo e vários elementos do parlamento palestiniano.

Numa intervenção via radio, o ministro da Defesa Amir Peretz afirmou que as detenções fazem parte de repressão sobre o Hamas pelos contínuos ataques com foguetões contra a cidade israelita de Sderot, a partir da faixa de Gaza.

Peretz afirmou que as detenções são preferíveis a um banho de sangue, constituindo uma mensagem aos responsáveis do Hamas de que Israel não irá tolerar os ataques com foguetões.

As incursões aéreas israelitas visaram estabelecimentos cambiais na Faixa de Gaza que os responsáveis militares israelitas sustentam estarem a ser usadas para canalizar dinheiro para os militantes do Hamas.

As detenções e as incursões aéreas israelitas em Gaza foram condenadas pelos responsáveis palestinianos, como foi o caso do porta voz presidencial, numa intervenção na radio local.

Refere Aburdeneh que as acções israelitas não vão ajudar a segurança de Israel e podem apenas provocar os palestinianos, sublinhando ser necessária a mediação internacional para acabar com a crise actual.

As acções israelitas seguiram-se a um encontro em Gaza entre o primeiro ministro do Hamas, ismail Haniyeh, e o presidente Mahmoud Abbas.

Noticias referem que as duas individualidades debateram o decretar de uma trégua unilateral com Israel, e a trégua entre as facções palestinianas do Hamas e da Fatah recentemente entrada em vigor.

Os confrontos inter palestinianos, das duas ultimas semanas, provocaram a morte a cerca de 50 pessoas e desencadearam o disparo pelo Hamas de foguetões contra Israel – que sua vez levou Israel a represálias sob a forma de ataques aéreos contra alvos do Hamas na Faixa de Gaza.

XS
SM
MD
LG