Links de Acesso

Mais de 30 Estrangeiros Foram Raptados


Mais de 30 estrangeiros foram raptados no Delta do Niger desde o principio deste mês de Maio, um aumento dramático de ataques a instalações petrolíferas e raptos de trabalhadores este ano, se bem que a maioria deles tenha sido já libertados.

O principal grupo armado da região, o Movimento para a Emancipação do Delta do Niger, atacou ontem, terça-feira, três oleodutos numa renovada campanha para prejudicar a industria petrolífera nigeriana.

Ibiba Don Pedro, editor de um jornal na cidade petrolífera de Port Harcourt onde tem estado centrada a maioria da actual violência, afirmou que o território produtor de petróleo esta se encaminhar rapidamente para a anarquia.

“Estamos a caminhar, firmemente, começando pelo Estado de Rivers, na direcção da Somália, onde tal como lá já existem senhores da guerra controlando secções do Estado... talvez nos próximos dois ou três anos haja uma explosão e venhamos a ter Rivers, a capital da industria petrolífera nigeriana, sem lei nem roque”.

Rico em reservas petrolíferas, o Delta do Niger há muito que se tornou num campo de batalha para militantes que reclamam estar a combater por uma maior fatia da riqueza petrolífera da Nigéria para as populações locais e para bandos armados que querem obter resgates.

Pedro traçou uma correlação entre as recentes eleições e a violência em espiral, notando que os políticos há muito que tem grupos armados na região.

“Uma confusão total, muito daquilo que está a acontecer. Há militantes que estiveram a ajudar o partido no poder, PDP, a transportar as urnas eleitorais, a intimidar as pessoas em Okrika, em Port Harcourt. Eles estiveram no centro dos atentados bombistas a esquadras da policia e outros locais. Soube disso há apenas poucos dias atrás”.

Os americanos raptados fazem parte de um grupo de trabalhadores que está a colocar oleodutos para a empresa americana Global Industries, que trabalha para o gigante petrolífero Chevron nas instalações de Okan, no sul da Nigéria.

Milhares de trabalhadores petrolíferos estrangeiros tem sido evacuados da Nigéria devido aos ataques de militantes que principiaram em Fevereiro de 2006.

XS
SM
MD
LG