Links de Acesso

Rice Prepara Visita a Moscovo


O Departamento de Estado confirmou que Condoleezza Rice vai adiar uma série de conversações com líderes israelitas e palestinianos, conversações inicialmente planeadas para a próxima semana. O adiamento deve-se à situação política confusa que se vive em Israel. Condoleeza pretendia ligar a sua visita ao Médio Oriente com a visita que vai efectuar a Moscovo.

A Secretária de Estado Rice efectuou três visitas a Israel e à Palestina, este ano, como parte de um renovado esforço dos EUA para fazer reviver o processo de paz regional.

Mas, funcionários do Departamento de Estado confirmam informações segundo as quais Condoleeezza Rice vai adiar uma quarta visita que tinha planeado para a próxima semana, devido à controvérsia que se tem estado a gerar em torno do primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert.

O líder israelita está confrontado com apelos para se demitir da chefia do governo depois de um painel ter acusado o seu gabinete de falhanços múltiplos na forma como conduziu a guerra contra o Hezbollah, no ano passado.

O porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, disse que a decisão sobre o cancelamento da visita foi feita devido à actual situação política em Israel. Mas, sublinhou que isso não quer, de maneira nenhuma, significar a diminuição do empenhamento político dos EUA em ajudar ambas as partes a avançarem em busca de uma solução. E adiantou que a visita de Rice, que começa em Moscovo, na próxima semana, poderá ainda incluir uma escala no Médio Oriente: “Há, obviamente, muitas questões políticas em Israel que eles estão a tentar resolver, nesta altura. Mas, nós vamos prosseguir com os nossos esforços para fazer avançar o processo israelo-palestiniano. E, se a Secretária de Estado fizer uma escala no Médio Oriente, poderemos fazê-lo sem que ela tenha necessariamente de parar em Israel ou nas áreas palestinianas”.

McCormack não avançou mais pormenores sobre as alternativas do roteiro da Secretária de Estado. Mas, fontes oficiais avançam a possibilidade de um encontro num dos países do Quarteto para o Médio Oriente, que inclui, para além dos EUA, a União Europeia, a Rússia e a ONU.

Na semana passada, os EUA entregaram a Israel e à Autoridade Palestiniana uma lista de passos a ser dados para gerar confiança mútua e gostaria de ver, nas próximas semanas, uma melhoria no clima de paz na região.

A situação no Médio Oriente figura também na agendas das conversações de Moscovo da Secretária de Estado americana, na próxima segunda-feira e terça-feira, naquela que será a primeira visita de Rice a Moscovo desde Outubro do ano passado.

Rice deverá avistar-se com o presidente Vladimir Putin e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, entre outras personalidades.

A agenda do encontro engloba ainda a situação do Kosovo, a questão nuclear iraniana e o plano defensivo americano de mísseis na Polónia e na República Checa para contrariar o potencial ameaça dos mísseis iranianos.

XS
SM
MD
LG