Links de Acesso

Desaparecimento de Milhões de Abelhas


Taiwan é o ultimo lugar a noticiar o desaparecimento de milhões de abelhas. O fenómeno foi noticiado pela primeira vez no ano passado nos Estados Unidos, onde cientistas estão a trabalhar arduamente para saber o que é que está a acontecer aos provavelmente mais úteis dos insectos existentes na Terra.

Taiwan juntou-se aos Estados Unidos, Canada, Brasil e Europa como lugares onde as abelhas parecem estar a desaparecer.

E muitas pessoas estão preocupadas com isso. As abelhas desempenham um papel essencial na polinização anual de plantas alimentares.

O mistério do desaparecimento das abelhas despertou as atenções nos Estados Unidos pela primeira vez em Outubro do ano passado quando apicultores começaram a libertar as suas abelhas perto de campos de cultura para polinizar as plantas.

Mas os apicultores notaram que os seus uma vez vibrantes cortiços estavam praticamente vazios devido ao que os peritos chamam de “doença do colapso da colónia”. Os cortiços tinham sido abandonados pelas abelhas operarias que deixaram para trás rainhas fracas e insectos imaturos.

Rapidamente se espalhou a especulação de que as abelhas se tinham perdido devido ao aquecimento global ou envenenamento por insecticidas. Mas a ultima hipótese dos peritos e de que as abelhas poderão ter sido afectadas por um fungo.

O apicultor no Estado da Virgínia, Kenneth Tignor, afirmou que as abelhas podem ter deixado os seus cortiços para procurar novos locais talvez porque os velhos cortiços tornaram-se indesejáveis. Disse que o fenómeno é conhecido por fuga. Se ocorre na Primavera ou no Verão quando existe uma boa reserva de alimentos, Tignor afirmou que as abelhas sobrevivem.

Mas acrescentou que as abelhas dificilmente sobrevivem se fogem no Outono ou no Inverno, como aconteceu nos Estados Unidos.

“O que pensamos que está a acontecer é que as abelhas estão a morrer”.

O Congresso dos Estados Unidos efectuou audições no passado mês de Marco para considerar medidas reparadoras, incluindo formas de compensar os apicultores pelas suas perdas e evitar o alastramento de quaisquer fungos ou doenças perniciosas.

XS
SM
MD
LG