Links de Acesso

Estados Unidos Vão Deportar Sonia Falcone


Sônia Falcone esposa do empresário francês, Pierre Falcone, homem que esteve por detrás do Angolagate, chegou a um acordo com a justiça norte-americana, ao abrigo do qual por um lado prescinde do seu estatuto de cidadã naturalizada, e por outro a justiça arquiva todos os processos que correm contra ela.

Sônia Falcone tinha sido indiciada a 17 de Fevereiro do ano passado nos crimes de falsificação de documentos, falso testemunho, e contratação de mão de obra ilegal, apurou a Voz da América.

A lei do estado do Arizona onde vivia desde 1993, prevê para estes crimes, multas no valor de 250 mil dólares, e a penas que podem chegar até 10 anos de prisão.

Sônia Falcone tinha ao seu serviço, um motorista, uma governanta uma copeira e uma ama-seca, todos cidadãos bolivianos que não estavam autorizados a trabalhar. Os quatro cidadãos foram detidos em 2006, quatro anos depois de terem sido contratados por Sonia Falcone.

Sobre a mulher de Pierre Falcone pesava também a acusação de ter falsificado documentos e de ter mentido perante juizes de emigração, actos que lhe permitiram casar há 23 anos, e por via disso obter residência nos Estados Unidos, um dos passos para obtenção da cidadania norte-americana, o que veio acontecer mais tarde.

O casamento de que resultou a obtenção de cidadania, terminou em divórcio três anos depois.

Sônia Falcone vai apresentar-se perante um juiz no dia 17 de Julho, devendo abandonar os Estados Unidos no dia 17 de Agosto.

Sônia Falcone deixa no Arizona, um sumptuosa mansão, e a reputação de se envolver em causas a favor de emigrantes latino-americanos, tendo sido dela a ideia da criação da ONG Latinos Unidos. Apesar disso e de fazer parte da alta sociedade do Arizona, o seu nome só apareceu na imprensa em 2001, no rescaldo do Angolagate. O dinheiro que doara à campanha do Partido republicano tinha sido devolvido, num esforço que os republicanos resolveram fazer, para distanciar o partido, de Pierre Falcone, então indiciando de trafico de influencia, corrupção de agentes de um governo estrangeiro e outros. Sonia Falcone vivia em Paradyse Valley, com os três filhos do casamento com Pierre Falcone.

XS
SM
MD
LG