Links de Acesso

Macau Vai Libertar 25 Milhões de Dólares Norte Coreanos


O governo de Macau indicou que vai libertar os 25 milhões de dólares de fundos norte coreanos que tinham sido congelados num banco do território.

Anteriormente responsáveis norte americanos haviam anunciado terem resolvido a disputa com a Coreia do Norte no inicio de uma nova ronda de conversações sobre desarmamento nuclear.

Fontes diplomáticas elogiaram o anuncio que abriu a possibilidade dos delegados das seis nações avançarem com o processo de desmantelamento do programa de armas nucleares da Coreia do Norte.

Daniel Glaser o principal responsável do departamento do Tesouro para a lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo, afirmou que os 25 milhões de dólares de verbas congeladas serão devolvidos a Pyongyang após a Coreia do Norte ter prometido utilizar as verbas para fins humanitários e de educação.

A entidade monetária de Macau emitiu um comunicado indicando a devolução das verbas.

Entretanto, o principal negociador dos Estados Unidos, Christopher Hill as conversações a seis, sublinhava ter chegado o momento de fazer avançar as negociações.

‘Consideramos que o assunto esta resolvido e podemos avançar com os problemas ... que são muitos.’

O governo de Macau congelou os fundos durante os 18 meses de uma investigação por parte dos Estados Unidos ao Banco Delta Ásia.

Washington sustentou que a pequena instituição financeira facilitou a Coreia do Norte a lavagem de dinheiro obtida pela falsificação de dinheiro e de cigarros, trafego de drogas e outras actividades ilegais.

Após os fundos terem sido congelados a Coreia do Norte boicotou, durante mais de um ano, as conversações nucleares com a China, o Japão, a Russa, a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

Pyongyang regressou a mesa das negociações em Dezembro passado, tendo um acordo preliminar sido alcançado a 13 de Fevereiro passado.

No acordo a Coreia do Norte aceitou encerrar e selar o principal reactor nuclear e a principal instalação de plutonio ate meados de Abril, por troca com assistência energética e concessões diplomáticas. Medidas posteriores devem ao desarmamento nuclear.

No final do primeiro dia das conversações, o enviado norte americano, Christopher Hill sublinhou ter chegado o momento para avançar para o domínio da desnuclearização.

‘A questão essencial reside na organização da segunda fase para que possamos obter uma declaração completa sobre os programas nucleares da Coreia do Norte e a desmontagem desses programas.’

Pyongynag tem dito que não iria parar o seu reactor ate ao descongelamento das verbas. O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou a semana passada o termo da investigação ao Banco de Macau, mas sublinhara que qualquer decisão sobre as verbas em causa dependia das autoridades macaenses, uma região administrativa especial da China.

XS
SM
MD
LG