Links de Acesso

Garantir que os Jovens Sejam Totalmente Reabilitados


Na cidade de Bukavu, no leste do país, perto da fronteira com o Ruanda, antigos soldados jovens adolescentes recebem lições numa escola gerida pela UNICEF.

O director MURHABAZI Nawegabe, aponta para um quadro indicando que milícias vieram procurar os adolescentes.

Uma jovem foi uma escrava sexual numa das milícias. Disse que fugiu e que quer estar na escola.

O director da escola afirmou esperar que o novo exército do Congo não tenha jovens adolescentes nas suas fileiras. Acrescentou esperar que os jovens no seu país serão autorizados a ter uma vida com cadernos e canetas em vez de armas e granadas.

Nawegabe disse que o recém nomeado governo precisa fazer mais para garantir que os jovens possam ser totalmente reabilitados. Acrescentou que muitos são rejeitados pelas famílias por causa daquilo que aconteceu com eles.

Funcionários da ONU dizem que vários milhares de jovens adolescentes estão ainda em grupos armados que ainda não foram desmobilizados. Acrescentaram estarem a dar muita atenção a assuntos envolvendo antigos soldados jovens adolescentes.

A representante especial das Nações Unidas para crianças e conflitos armados encontra-se a efectuar uma visita de uma semana a Republica Democrática do Congo.

Depois de se ter reunido com destacados funcionários congoleses, incluindo o ministro da Defesa, no principio da semana, RADHIKA COOMARA SWAMY, disse estar optimista.

“Pela primeira vez, estão a ser dados passos concretos para lidar efectivamente com estes assuntos. Penso que o assunto das crianças vai ficar debaixo do olho da opinião publica porque, se não o resolverem – especialmente o das crianças armadas – e não as reintegrarem, possivelmente esses jovens vão tornar-se em centros de instabilidade.”

Mas no mês passado, outros funcionários das Nações Unidas afirmaram ter provas de que várias centenas de jovens adolescentes tinham já sido feitas soldados no novo exército congoles pós-guerra civil.

XS
SM
MD
LG