Links de Acesso

Reactivar as Iniciativas de Paz


A secretária de Estado, Condoleezza Rice, afirmou que vai regressar em breve ao Médio Oriente, para fazer avançar as iniciativas de paz israelo árabes.

Esta promessa foi feita no final da cimeira com dirigentes israelitas e palestinianos, encontro ofuscado por um controverso acordo de partilha de poder entre as facções palestinianas da Fatah e do Hamas.

Após duas horas de conversações entre o primeiro ministro israelita, Ehud Olmert e o presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, a secretária de estado afirmou aos jornalistas que os dois dirigentes tinham acordado num um outro encontro – e que ela voltaria à região para ajudar a reactivar as iniciativas de paz árabe - israelita.

‘O presidente e o primeiro ministro acordaram em voltar a encontrar-se em breve. Reiteraram o desejo na participação e liderança americana para facilitar as iniciativas no sentido de ultrapassar os obstáculos, promover o apoio regional e internacional, e fazer avançar a paz.’

Rice indicou que as conversações reafirmam o compromisso para com a solução de dois estados e o fim da violência.

‘Reiteràmos o nosso compromisso na solução de dois estados, concordamos que um estado Palestiniano não pode sair da violência e do terror, e reiteramos a aceitação de compromissos e obrigações anteriores.’

Ao abrigo do plano aceite internacionalmente os palestinianos devem acabar com os ataques contra os israelitas, e Israel deve por termo a construção de aldeamentos na margem ocidental, como parte de um processo de três etapas que conduza a criação de um estado palestiniano.

Rice afirmou que Olmert e Abbas debateram o recente acordo palestiniano de partilha de poder que deve conduzir a criação de um governo de unidade entre as facções do Hamas e da Fatah.

Israel sustenta ser inaceitável um governo de unidade, por não reconhecer Israel, não renunciar a violência nem aceitar a totalidade dos acordos de paz anteriores.

Os Palestinianos sustentam que o novo governo se torna necessário para acabar com os confrontos entre o Hamas e a Fatah.

XS
SM
MD
LG