Links de Acesso

Mbeki : Melhorar a Saúde, Reduzir o Crime e Aumentar o Alfabetismo


No seu discurso sobre o estado da União, Thabo Mbeki afirmou que os sul-africanos não podem desfrutar da felicidade que advém da liberdade quando comunidades vivem em medo, atrás de muros e de arame farpado.

Nas últimas semanas o governo de Mbeki foi sujeito a duras críticas pela elevada taxa de criminalidade. E no seu discurso Mbeki reconheceu a preocupação do público: ”Serão tomadas acções para erradicar o desrespeito pela lei, o uso de armas, o crime e especialmente o abuso de mulheres e crianças”.

O chefe de estado sul-africano prometeu alargar a força policial para 180 mil agentes no prazo de três anos. Cerca de 50 pessoas são assassinadas a cada dia na África do Sul.

Segundo ele uma das soluções é a prosperidade económica: “Nenhum dos grandes problemas sociais -- que se têm que resolver -- se resolvem fora do contexto da criação de postos de trabalho e do alívio e mesmo erradicação da pobreza”.

Problemas como melhorar a saúde, reduzir o nível do crime e aumentar o nível de alfabetismo.

Pela primeira vez desde 2001, quando questionado sobre se o HIV provoca a SIDA, Mbeki mostrou-se fortemente empenhado em combater a doença que afecta mais de 10 por cento da população sul-africana.

O líder do principal partido da oposição Tony Leon da Aliança Democrática mostrou-se satisfeito com as propostas de Mbeki para reduzir o crime, apesar de ter notado que a resposta foi demasiado burocrática, desprovida da paixão que as pessoas esperam do seu líder.

XS
SM
MD
LG