Links de Acesso

Gates Anuncia Criação de Comando Africano


.O Secretário da Defesa americano, Robert Gates, anunciou que as forças militares dos Estados Unidos vão criar, pela primeira vez, um comando militar para a África.

O anúncio da decisão de criação do comando, que deverá estar operacional em Setembro deste ano, foi feito pelo Secretário da Defesa durante as audiências a decorrer no Senado.

Disse Gates: “ O presidente decidiu por de pé um novo comando unificado, o comando para a África, para dinamizar a cooperação no domínio da segurança além mar, construir parcerias e capacidades, apoiar as missões não militares de apoio e, em caso de necessidade, as operações militares no continente africano.”

Funcionários do Pentágono revelaram que o novo comando terá por incumbência trabalhar com os governos africanos e as respectivas estruturas militares para evitar a necessidade de eventuais intervenções militares americanas naquele continente.

O novo comando terá uma alargada capacidade militar e uma componente de assistência bem mais vasta que a dos demais comandos militares americanos operacionais em várias regiões do mundo.

Para além disso, a estrutura em questão vai igualmente reforçar a cooperação no domínio do treino dos militares africanos, por forma a capacitá-los para um melhor controlo das fronteiras nacionais dos respectivos países, mantendo consequentemente afastado a possibilidade de infiltração terrorista, para além da sensibilização dos militares africanos para as questões relacionadas com os direitos humanos e o respeito das autoridades civis.

Actualmente, a responsabilidade pelas operações militares em África esta dividida entre os dois principais comandos, cujas missões estendem-se igualmente as ilhas no Oceano Índico.

À luz da anunciada nova estrutura militar, o Egipto será o único país de África a não estar directamente dependente do novo comando.

Aqueles pais do Norte de África vai continuar sob a responsabilidade do comando central, que cobre igualmente o resto do Médio Oriente e da Ásia Central. Disse o chefe do Pentágono: “ Este comando vai permitir-nos ter uma mais efectiva e integrada abordagem do que o actual cenário que coloca a África sob a responsabilidade do comando central e do europeu. “

Funcionários do Pentágono revelaram ainda que uma equipa de transição vai em breve começar a trabalhar junto do quartel general do comando militar americano para a Europa, sediado na Alemanha, sobre os detalhes da nova estrutura militar para a África, nomeadamente em termos de pessoal, equipamentos e unidades militares necessários.

Assim que o comando estiver operacional, já no próximo ano, os mesmos funcionários acreditam que o seu quartel general possa vir a ficar instalado em África e, eventualmente, num país ainda por designar.

Saliente-se que alguns analistas já previam essa possibilidade e justificavam as até então precauções assumidas pela administração americana a propósito de alegados receios da sua criação poder desencadear mal entendidos e ser, eventualmente, encarada como uma ameaça para o continente africano.

XS
SM
MD
LG