Links de Acesso

Os Manifestantes Estavam Irritados Com Alegada Fraude


Milhares de pessoas da cidade de Bumba estiveram impedidas de votar nas eleições no domingo, depois de 12 secções de voto terem sido incendiadas e de se terem registrado recontros com as forças de segurança. Os manifestantes estavam irritados com a alegada fraude por parte de responsáveis eleitorais locais.

Entretanto, a comissão eleitoral do Congo anunciou que haverá nova votação amanhã, quarta-feira, na cidade de Fataki, na zona leste congolesa, onde milhares de boletins de voto foram queimados em distúrbios post-eleitorais. Os distúrbios seguiram-se à morte de dois responsáveis eleitorais às mãos de um soldado.

Enquanto isso prossegue a contagem dos votos da segunda volta das presidenciais entre o actual presidente Joseph Kabila e o ex-líder rebelde que virou vice-presidente, Jean-Pierre Bemba.

Os resultados finais só deverão ser conhecidos dentro de um par de semanas. Observadores internacionais apelaram aos congoleses para manterem a calma enquanto prossegue a contagem.

A votação encerra o primeiro ciclo eleitoral multipartidário no Congo, em mais de 40 anos. à primeira volta Joseph Kabila esteve perto de obter a vitória.

A votação neste país rico em minerais é considerada como o passo final num processo de paz que durou cinco anos e envolveu seis outros países, e causou cerca de quatro milhões de mortos.

Uma declaração conjunta de delegados de ambos os candidatos apelava aos apoiantes para aceitarem os resultados quaisquer que eles sejam.

XS
SM
MD
LG