Links de Acesso

Rice Quer Sanções Imediatas Contra o Irão


A Secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, exortou o Conselho de segurança da ONU a impôr sanções contra o Irão, imediatamente, dada a sua atitude de desafio, exigindo que o governo de Teerão seja responsabilizado.

Rice afirmou que chegou a altura de agir em relação ao programa nuclear iraniano: ”O Conselho de Segurança das Nações Unidas está agora a trabalhar numa resolução sobre sanções contra o Irão. De modo a manter a sua credibilidade, a comunidade internacional deve aprovar agora uma resolução penalizando o Irão pela sua atitude de desafio.”

Rice acrescentou que o Irão deve prestar atenção à vasta gama de sanções que estão a ser impostas à Coreia do Norte depois daquele país ter efectuado o seu primeiro teste nuclear no início deste mês: ”O principal desafio para a não-proliferação nuclear são os países que violam as suas responsabilidades no âmbito do tratado sobre não-proliferação nuclear. O governo norte-coreano é um desses casos à semelhança do Irão. O regime iraniano está agora a ver de que modo o Mundo responde ao comportamento da Coreia do Norte e pode aperceber-se de que a comunidade internacional fará frente à ameaça.”

Os países ocidentais temem que o programa de enriquecimento de urânio do Irão lhe permita a fabricação de armas nucleares. Teerão insiste em que o programa se destina apenas a fins pacíficos como seja a produção de energia eléctrica. A Secretária de Estado americana apelou também à Coreia do Norte para que regresse à mesa das conversações e responda aos incentivos que lhe estão a ser oferecidos, caso abandone os seus esforços para fabricar armas nucleares: A Coreia do Norte deve cumprir com os acordos internacionais que assinou para se desnuclearizar, e deve optar por políticas que não sejam hostis para os seus vizinhos e que não violem as normas de comportamento internacionalmente aceites.

O processo de conversações envolvendo as duas Coreias, os Estados Unidos, a China, a Rússia e o Japão começou em 2003, mas encontra-se num impasse desde há mais de um ano por causa do boicote de Pyongyang.

XS
SM
MD
LG