Links de Acesso

Data do Congresso Agita o Galo Negro


Ao certo ninguém sabe se o maior desafio da UNITA nos próximos tempos será forçar o governo a estabelecer um calendário eleitoral, ou decidir ela mesma se sempre avança para o congresso no próximo ano.

As duas coisas, isto é, o congresso, e as eleições gerais, ficaram “geneticamente” ligados esta terça-feira, pois o presidente da UNITA Isaías Samakuva disse que embora tenha como premissa o cumprimento dos estatutos, que estabelece a realização de congressos de quatro em 4 anos, a UNITA deve ajustar o calendário do partido ao calendário do país. “Daí a necessidade que nós sempre colocamos de haver uma clareza no que diz respeito à data das eleições, porque este aspecto terá de ser levado em consideração quando pensarmos no calendário político do nosso partido”.

Por outras palavras e perante a ausência de uma data para a realização das eleições, o congresso previsto para 2007 poderá ser adiado.

A notícia, avançada primeiro pela Voz da América apanhou de surpresa alguns membros da direcção da UNITA que disseram que o presidente deveria ter discutido primeiro a questão internamente antes de a levar para a imprensa. Samakuva não deu o assunto do adiamento como um facto consumado, mas ainda assim já há quem se oponha a ideia.

Dirigentes da UNITA que solicitaram o anonimato disseram que a não convocação do congresso nos prazos estatuídos é em si já uma violação.

De acordo com as nossas fontes Samakuva “está legitimado até Junho, pelo que não pode comprometer o partido agora, com questões que vão para lá do seu mandato”.

Por este caminho acrescentaram as nossas fontes, a UNITA deixa de ter moral para cobrar ao MPLA a realização das eleições. As fontes consultadas pela Voz da América acrescentaram que a comunicação feita esta terça-feira por Isaías Samakuva é a confirmação da prática de dirigir o partido secretamente.

Prova disso seria facto de ter sido também pela imprensa que alguns membros da direcção da UNITA souberam dos pormenores dos encontros que ele manteve recentemente com o presidente José Eduardo dos Santos.

Alguns dirigentes da UNITA disseram à Voz da América que os encontros não foram abordados quer pela Comissão Política Nacional, quer pelo Comité Político Permanente.

Neste encontro teriam sido abordadas questões como a realização de eleições para lá de 2010, um prazo suficiente para acomodação de interesses de ambos os lados.

XS
SM
MD
LG