Links de Acesso

Guerra no Iraque Está a Agravar Ameaça Terrorista


Agências de serviços secretos americanas determinaram que a Guerra no Iraque está aumentar a ameaça do terrorismo global.

Os principais jornais americanos publicaram, no domingo, excertos de um documento classificado intitulado Avaliação dos Serviços Secretos Nacionais.

Numa avaliação compilada periodicamente por dezasseis agências de serviços secretos americanas, o último enviado à Casa Branca foi completado em Abril deste ano e indica que a guerra no Iraque contribuiu para aumentar a ameaça terrorista, contribuindo para o crescimento de uma nova geração de islâmicos radicais.

A Casa Branca afirma que , habitualmente, não comenta informação classificada, mas acrescentou que partes do documento, revelado em primeira mão pelos jornais “New York Times” e pelo “Washington Post”, não é representativa da totalidade do relatório citado.

Membros do Congresso dos EUA têm-se recusado também a comentar o conteúdo daquele documento secreto. Mas, durante uma entrevista à rede de televisão CNN, a congressista Jane Harmon, a líder dos democratas na Comissão dos Serviços Secretos da Câmara dos Representantes, concordou que a guerra no Iraque aumentou a ameaça terrorista: “Não vou comentar o documento, porque se trata de um documento classificado. Mas todos os analistas de informação com quem falei confirmam isso”.

Entrevistado no mesmo programa da CNN, o senadorv republicano Alen Specter, presidente da Comissão Judiciária no Senado, disse partilhar daquelas preocupações. Mas, exortou os membros do Congresso a lerem os detalhes do documento em causa, antes de chegarem a conclusões apressadas.Disse ele:“A minha convicção é a de que a guerra no Iraque intensificou o fundamentalismo islâmico e o radicalismo. E, penso que isso é um problema maior”.

Entrevistado pela rede de televisão “ABC”, o líder republicano no Senado apelou para o aumento do empenho para ganhar a guerra contra o terrorismo. O senador reconheceu não ter visto ainda o relatório elaborado pelos serviços secretos. Mas, sublinhou que os americano precisam de compreender a importância de combater o terrorismo no Iraque e em toda a parte: “Penso – e a maioria dos americanos também pensam – que isto mostra que temos que ganhar, que temos que ganhar esta guerra contra o terror, onde quer que ela se trave.”

Numa questão relacionada, o senador Frist espera que o Congresso aprove ainda esta semana um conjunto de regras que regulamentem os interrogatórios e os julgamentos de indivíduos acusados de terrorismo. O presidente Bush tem vindo a pressionar os legisladores para que aprovem medidas antes de deixarem Washington para participar em tempo inteiro na campanha eleitoral que irá culminar com as eleições intercalares de Novembro próximo.

XS
SM
MD
LG