No Burundi, dezenas de pessoas ficaram feridas quando um grupo de desconhecidos arremessou granadas para dentro de um bar cheio de gente na capital, Bujumbura.
O administrador local, Richard Nimubona, descreve o incidente que ocorreu no domingo no bar “La Grande Etoile”.
Nimubona afirma que testemunhas disseram aos investigadores da polícia que pessoas, que se faziam transportar numa carrinha, aproximou-se do bar em causa e que os seus ocupantes lançaram sete granadas para dentro do estabelecimento, onde se encontravam no momento 36 clientes.
Este incidente é o quinto do género desde Julho, visando pessoas reunidas em lugares públicos. A polícia diz ignorar que estará por detrás destes ataques.
No início deste ano, o governo do Burundi citou uma tentativa de golpe de Estado, o que levou algumas organizações internacionais a expressarem preocupação pela situação de segurança no Burundi.
Alexis Sinduhije, director da Rádio Pública de Bujumbura, disse à VOA que o ataque de domingo, bem como os incidentes anteriores, tiveram um grande impacto nas vidas de muita gente no Burundi: “As pessoas não saem à rua com a frequência com que faziam. Eu próprio não vou a bares para me reunir com os amigos, organizo esses encontros em casa”.
O Burundi debate-se com o fim da guerra civil que começou em 1993 e que resultou na morte de 300 mil pessoas.
Conversações entre o governo e o que resta do grupo rebelde Forças de Libertação Nacional estão marcadas para ter lugar esta semana na Tanzânia.